image.png
1c89b043-3b9b-44ec-9f17-5b92aa7da2c6.jpeg
Equipe do Corpo de Bombeiros com o cão Guapo, que apontou a localização do cadáver
25aa690b-5f92-449d-b260-de43079b7f9c.jpeg
Área de mata fica na Vila Pelizáro
68e00f80-6a6e-4236-a38c-e01d97b30f6b.jpeg
Corpo estava enterrado em uma cova de 40 centímetros
1522219_e2d4cd408a92798.jpg
Gabriela Ferreira Glasenapp tinha 15 anos
1547038_93919583dec7610.jpg
Local onde o corpo foi localizado
d1182e47-c1de-417e-b716-a62bc689e54f.jpeg

Acusados de matar e esconder corpo de adolescente em Restinga Sêca começam a ser julgados quarta-feira

Com previsão que se estenda por pelo menos três dias, começa nesta quarta-feira (10/12), no Fórum de Restinga Sêca, o júri popular de cinco acusados pela morte da adolescente Gabriela Ferreira Glasenapp, de 15 anos. Ela foi morta com dois tiros na cabeça no dia 14 de novembro de 2021, em uma área de mata na Vila Pelizáro, onde também teve seu corpo ocultado em uma cova de aproximadamente 40 centímetros. Cinco pessoas, de 27, 33, 36, 37 e 39 anos serão julgadas por homicídio triplamente qualificado, ocultação de cadáver, extorsão qualificada e organização criminosa. O crime de extorsão teve como vítima a mãe da adolescente.

O corpo de Gabriela só foi localizado em 2 de dezembro daquele ano, 18 dias depois do seu desaparecimento, após vários dias de buscas realizadas por uma força-tarefa envolvendo Polícia Civil, Brigada Militar e Corpo de Bombeiros. A possível localização do cadáver foi indicada pelo cão Guapo, do Corpo de Bombeiros.

O júri será presidido pela juíza titular da Comarca de Restinga Sêca, Rosangela Maria Vieira da Silva. Atua na acusação a promotora de Justiça Sara Weiser Martins.

RELEMBRE

O último contato que a adolescente teve com a família foi no dia 14 de novembro de 2021. Naquele domingo, por volta das 17h, uma ligação do celular dela foi feita para a mãe, Juvercina Glasenapp, 41 anos. Na linha, um homem e ao menos duas mulheres afirmaram que Gabriela — que também estava na ligação, segundo a mãe — tinha uma dívida que precisava ser quitada.

A mãe da jovem afirma que fez um pagamento via Pix de R$ 450 pela suposta dívida cobrada pelo trio. Depois disso, no entanto, não conseguiu mais contato com a filha.

O corpo de Gabriela foi encontrado em uma região de mata na Vila Pelizaro, ainda no perímetro urbano de Restinga Seca, enterrado a uma profundidade de aproximadamente 40 centímetros. O delegado regional da Polícia Civil Sandro Meinerz afirmou que só foi possível chegar à área após análise de centenas de câmeras de segurança da cidade.

A delegacia de Restinga Seca contou com o reforço de três policiais de delegacias de Santa Maria para ajudar na investigação. Foi um desses agentes, que ficou dedicado à análise de imagens, que encontrou uma câmera que registrou a adolescente sendo levada a pé ao local.

Imagens de câmera de segurança mostram o momento em que, no dia 14 de novembro, por volta das 17h25, um casal e a jovem se direcionam ao local do crime. Logo após, às 17h58min, o casal retorna sem a companhia de Gabriela. 

Presos na investigação

Duas pessoas foram responsáveis pelo assassinato da menina e mais três pela ocultação do corpo, além de serem coordenadas pelo chefe da facção criminosa. Durante as investigações de desaparecimento, dois inquéritos foram abertos, contendo 11 indiciamentos de seis pessoas por organização criminosa. Os indiciados não residem fixamente em Restinga Sêca, são naturais de Porto Alegre e da Região Metropolitana.

Em diligências na mesma semana do desaparecimento, policiais cumpriram mandado de busca e apreensão em uma casa no bairro São Luiz, em Restinga Seca, onde a jovem poderia ter estado antes de desaparecer, conforme a investigação. Na residência, nenhum vestígio foi encontrado, mas foram localizadas porções de cocaína e crack.

Quatro pessoas foram presas na ocasião: um homem de 35 anos que tem antecedentes por homicídio e roubo e estava foragido, e outro homem e duas mulheres, detidos em flagrante por tráfico de drogas. As quatros pessoas negam envolvimento no desaparecimento da jovem. Em um primeiro momento, a Polícia Civil afirma que não são as mesmas pessoas que aparecem no vídeo levando a adolescente para o local onde o corpo foi encontrado.

Leia mais notícias do caso:

- Corpo de adolescente que estava desaparecida é encontrado

- Delegados detalham investigação sobre assassinato de adolescente em Restinga Seca

- Cães e bombeiros foram fundamentais na localização de corpo de adolescente

- IGP realiza perícias em local onde corpo de adolescente foi encontrado

Comentários