WhatsApp Image 2021-03-22 at 11.20.25.jpeg
Foto: Tribuna de Restinga.
7b2fc39b-096b-42fc-9081-58d337c10b4a.jpeg
Foto: Arquivo/Tribuna de Restinga.

Médicas veterinárias Tassiéli Senger e Saline Santos falaram dos oito meses do Serviço Municipal de Castração

As médicas veterinárias Tassiéli Senger e Saline Santos falaram dos oito meses do Serviço Municipal de Castração

O Serviço Municipal de Castração é fruto de um Projeto Lei em parceria entre Prefeitura e a Associação Protetora dos Animais de Restinga Sêca, o Focinhos de Restinga, e foi sancionado em dezembro de 2019 virando Lei.

“Sala de Castração” do Serviço Municipal de Esterilização e Controle Populacional de Animais foi inaugurado em julho de 2020.

Estiveram, na segunda-feira (22) no programa Panorama Geral, da rádio Líder FM 104,9, as médicas veterinárias da prefeitura, Tassiéli Senger e Saline Santos, para falar um pouco mais do serviço e também responder alguns questionamentos que ainda são feitos sobre o serviço.

O serviço estava fechado devido a pandemia e a restrição da bandeira preta no Estado. Agora com a cogestão poderá haver um retorno das atividades.

“Nas últimas três semanas estávamos paradas por questão da bandeira preta. A expectativa é que na semana que vem já se consiga retomar as atividades”, disse Tassiéli.

Depois de atingir 50 animais castrados em dois meses, o Serviço Municipal de Castração atingiu a marca 100 animais castrados em seu terceiro mês de atividade em Restinga Sêca. Em oito meses de serviço já foram castrados 268 animais.

Outro ponto levantando é a questão dos animais abandonados na rua. Eles também passam pela castração. A veterinária Saline diz que já houve uma diminuição no número de reclamações por conta desses animais soltos. E isso tem a ver com a parceria do Focinhos de Restinga.

“Essa reclamação já diminuiu muito. Aqueles animais que conseguiram serem resgatados e que conseguiram ser colocados em lares definitivos ou temporários, alguns já foram castrados e assim reduzindo consideravelmente a proliferação de animais”, destaca Saline.

Um ponto importante levantado na entrevista foi a questão do abandono de animais.

“No momento que tu tem e te responsabiliza pela guarda de um animal tu tem que manter ele dentro do teu pátio. Isso é regra é Lei, só que tem gente que principalmente quando as cadelas estão cio largam elas na rua para não se incomoda e acontece dela voltar prenha então é um ciclo sem fim. O pessoal que identificar pessoas largando os animais é crime, crime de abandono e maus tratos podendo ser denunciado”, disse Saline.

O Serviço de castração é gratuito.

“Ele tem que estar lá no horário. O compromisso de levar lá e cuidar do pós operatório”, frisa Tassiéli.

Como funciona o serviço?

- A inscrição do cão ou gato é feita presencial ou por telefone, na Secretaria de Agricultura, Pecuária e meio ambiente;

- O serviço é gratuito;

- Os animais a serem castrados devem ser abrigados por protetores voluntários ligados à Associação Protetora dos Animais de Restinga Sêca - Focinhos de Restinga;

- Animais abrigados por protetores individuais;

- Animais de rua reconhecidos como comunitários;

- Animais sob tutela de pessoas inscritas no Cadastro Único do Governo Federal;

- Animais sob tutela de famílias com renda mensal per capita igual ou inferior a um salário mínimo

Demais orientações pelo telefone 3261-3200 na Secretaria de Agricultura, Pecuária e Meio Ambiente.  

Comentários