34c02184-11c1-4a82-b732-4b38d6c92f83.jpg
Foto: Arquivo/Tribuna

Prefeito Paulo Ricardo Salerno falou em entrevista sobre o novo decreto, repasse para HCSFrancisco, fiscalização entre outros assuntos

O prefeito de Restinga Sêca, Paulo Ricardo Salerno, falou na manhã de hoje(22) no programa Panorama Geral, da rádio Lider FM 104,9. Entre os assuntos abordados foram vacinação, ficalização, retorno as aulas, fiscalização entre outros assuntos.

O primeiro assunto abortado foi a volta da cogestão. A respeito da determinação judicial e toda a questão da implantação da cogestão pelo governo do Estado, Salerno diz que infelizmente há uma dificuldade em implementar algumas questões.

“Nós tivemos no início de março essa interferência maior por parte do governo do Estado quando definiu a bandeira preta e restringuiu bastante o comércio. E agora na semana passada, na sexta-feira(19), nós tivemos a reunião dos prefeitos e as representações com o governador e tratamos a questão da volta da cogestão. E no final da noite de sexta-feira, já no sábado veio a liminar judicial que trouxe alguns impeditivos, e que foi derrubada no domingo pela Procuradoria Geral do Estado”.

Conforme o prefeito, com a derrubada da liminar já foi editada o Decreto 23/2021, veja aqui. E assim as atividades comerciais da cidade já iniciaram com os devidos protocolos e cuidados seguindo o Decreto.

“Nós já editamos o nosso decreto que consta com todos os requisitos e adotando os protocolos de bandeira vermelha. Mas é muito importante que mantenhamos as medidas sanitárias, de prevenção, como o álcool 70%, uso da máscara, limpeza dos ambientes entre outros requisitos dos protocolos”.

Salerno disse que a ideia do novo decreto é para uma retomada da atividade econômica e tentar andar junto saúde e econômia.

O prefeito falou que hoje iniciou de forma oficial o ano escolar do município que ficou quase um mês em debates e trabalhos e mudanças que ocorreram

“As atividades na nossa plataforma que disponibilizamos para todos os alunos, pela entrega de atividades remotas que ocorreram durante a semana para os alunos que não tiverem acesso a plataforma em casa, ou para retirar na escola. Todos esses trabalhos são para que todos os alunos tenham atividades escolares nesse período”.

Outro assunto foi referente a possibilidade de retirar Certidões Negativas de Débitos a partir do site do município. Assim o cidadão não precisar se deslocar até a prefeitura para efetuar a solicitação e retirada do documento. O proecdimento agora é de forma gratuita.

Questões sobre verbas para Ala Covid junto ao Hospital de Caridade São Francisco

O prefeito falou que houveram repasses de recursos no 2020, por parte do Governo Federal em momentos importantes. E no ano de 2021 não houve nenhum repasse extra, sendo o recursos somente para a manutenção da Ala em relação as atividades do Covid.

“Estamos repassando recursos nossos. E agora virá um recurso de R$ 90 mil do deputado Fantinel, dentro da remessa de recurso que a Assembleia fez no seu orçamento próprio, que devolveu parte para o Estado, e esse valor será colocado na nossa Ala Covid e possivelmente no Pronto Aendimento”.

O prefeito ainda salienta que houve um aumento do recurso para a Ala e que foi solicitado a Câmara para fazer a autorização de mais recursos para o hospital.

“Um valor de R$ 55 mil a mais enquanto a pandemia perdurar para que se possa dar condições de trabalho. Hoje temos uma condição de trabalho tranquila conseguindo fazer todos os pagamentos efetivos”.

O prefeito falou que haverá novas remessas de doses de vacinas contra a Covid-19 que devem chegar nesta semana, mas não há como saber a quantidade e com isso será aberta uma nova etapa de vacinação para a população.

Mesmo com medidas mais brandas para abertura do comercio ainda será realizada a fiscalização de forma a orientar os comerciantes.

“Durante o dia será uma fiscalização de forma orientar. Onde vamos até os locais para averiguar e que os ficasis façam a orientação de como proceder com a população. E a noite vamos continuar coibindo as aglomerações tentando manter a ordem”.

Comentários