prefeiturameningite.jpg

Bactéria causadora do caso de meningite não é contagiosa, diz Prefeitura

Na tarde desta quarta-feira (15), a Prefeitura Municipal de Restinga Sêca comunicou através de nota em sua página no Facebook que o caso de meningite registrado no município foi causado por uma bactéria não contagiosa. Segundo a 4ª Coordenadoria Regional de Saúde, a bactéria já teria sido identificada, porém, a sua classificação final ainda depende de resultados de exames que devem ser finalizados ainda nesta semana. Ainda conforme informado pela 4ª CRS, não há necessidade de vacina por parte da população (além daquelas já previstas no calendário vacinal).

Caso de meningite bacteriana em Restinga

Eduarda Forrati Joras, de 11 anos, morreu na manhã de terça (14) vítima de meningite bacteriana. A menina havia sido levada ao Pronto Atendimento Municipal na noite de segunda-feira (13) e, posteriormente, ao Hospital Universitário de Santa Maria (HUSM), onde faleceu vítima da doença.

Confira na íntegra o comunicado da Administração Municipal sobre o caso:

A Administração Municipal, através da Secretaria de Saúde, informa que segundo o setor de epidemiologia da 4° CRS foi identificada a bactéria causadora do caso de meningite noticiado anteriormente.
Trata-se de uma bactéria NÃO CONTAGIOSA. Portanto, não a indicação de nenhum tratamento medicamentoso ou preventivo. Salientamos que NÃO existe surto de meningite em nosso município.

A Prefeitura convocou uma coletiva de imprensa no final da manhã de hoje para tranquilizar a população restinguense (acesse ao vídeo da transmissão ao vivo da coletiva clicando AQUI. A Secretária de Saúde do município, Jocelaine Brauner, assegura que todas medidas preventivas estão sendo tomadas:

"A secretaria continua vigilante e tomando todas as medidas técnicas necessárias conforme a orientação da epidemiologia da 4ª CRS e do protocolo do Ministério da Saúde", ratifica a secretária. Questionada sobre a preocupação da população com um possível surto da doença, Jocelaine pondera:

"A 4ª CRS, através de seu setor de epidemiologia, recomenda a quimioprofilaxia somente em familiares, o qual já está sendo providenciado. No momento, não há a indicação de fazermos nos alunos/professores da na escola que ela frequentava", afirma. A quimioprofilaxia deverá ser efetuada no início desta quarta-feira (15) nos familiares que conviviam em ambiente fechado com Eduarda. Material genético também já havia sido recolhido. As medidas servem para evitar a propagação da doença.

O corpo de Eduarda foi velado ainda ontem em Restinga Sêca. O enterro ocorreu hoje, às 9h, no Cemitério Municipal.

 

O QUE É MENINGITE?
A meningite é um processo inflamatório das meninges, membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal. Pode ser causada por diversos agentes infecciosos, ou também por processos não infecciosos como, por exemplo, medicamentos e neoplasias. 

Entre os agentes infecciosos, as meningites bacterianas e virais são as mais importantes do ponto de vista da saúde pública e clinico, devido a sua magnitude, capacidade de causar surtos e, no caso da meningite bacteriana, a gravidade.

No Brasil, a meningite é considerada uma doença endêmica, deste modo, casos da doença são esperados ao longo de todo o ano, com a ocorrência de surtos e epidemias ocasionais. A ocorrência das meningites bacterianas é mais comum no outono-inverno, e das virais na primavera-verão.

SINTOMAS
A meningite é uma síndrome na qual, em geral, o quadro clínico é grave, por isso no momento em que achar que você ou alguém pode estar com sintomas de meningite deve procurar atendimento médico o mais rápido possível. Um médico pode determinar se você tem a doença, o tipo de meningite e o melhor tratamento. 

Os sintomas da meningite incluem início súbito de febre, dor de cabeça e rigidez do pescoço. Muitas vezes há outros sintomas, como: mal estar , náusea, vômito, fotofobia, status mental alterado (confusão). Com o passar do tempo, alguns sintomas mais graves de meningite bacteriana podem aparecer, como: convulsões, delírio, tremores e coma.

*Fonte: Ministério da Saúde

Comentários