pc1.jpg

Restinga Sêca registra 22 casos de Lei Maria da Penha nos três primeiros meses de 2019

Nesta quinta-feira (11) a Polícia Civil de Restinga Sêca divulgou os números de ocorrências de Lei Maria da Penha em 2019 no município. Em três meses, foram registrados 22 casos onde algum tipo de agressão contra mulheres foi efetuada (média de 1,8 agressões por semana do ano).

Entre os 22, está incluído um estupro ocorrido em março a uma mulher. Conforme boletim da ocorrência, seu ex-companheiro a teria rendido na saída de seu trabalho e a conduzido à força a um lugar a esmo, onde a estuprou. Apesar de elevado, os dados são menores que os do mesmo período do ano passado, quando foram registradas 23 ocorrências de Lei Maria da Penha (95 em todo 2018).

Confira a incidência em cada mês de 2019 da Lei Maria da Penha em Restinga Sêca:

Janeiro = 10
Fevereiro =  07 (01 prisão por descumprimento de medida protetiva) 
Março = 06

A reportagem do Tribuna conversou com a Comissária Denise Nagel, responsável por atender as ocorrências de violência contra a mulher em Restinga Sêca:

"A maioria dos casos acontecem no âmbito familiar e o agressor geralmente é dependente químico (álcool e outros tipos de drogas)", aponta Denise. "As mulheres que sofrem agressão de qualquer natureza precisam evitar que a situação chegue ao limite. Elas precisam ter coragem para procurar a Polícia Civil e denunciar os abusos.", aconselha a Comissária que há 14 anos presta serviço ao município.

Além disso, a Polícia Civil também presta apoio às vítimas:

"Elas podem vir até o DP para buscar informações e auxílio. Estamos prontas para ajudá-las da melhor forma e para tomar as devidas providências", conta Denise. Conforme procedimento, assim que a mulher procurar a PC é registrado boletim de ocorrência, o agressor é intimado a comparecer ao DP e é solicitada medida protetiva de urgência ao fórum. Ainda segundo a Comissária, em grande parte dos casos, os autores das agressões são companheiros ou ex-companheiros das vítimas. 

A Polícia Civil ainda recomenda que familiares e/ou amigos que presenciarem algum tipo de violência contra a mulher que denunciem através do 180. A Central de Atendimento à Mulher funciona 24h.

**Salientamos que os dados se referem as ocorrências registradas. Não excluindo a possibilidade de acontecimento de demais fatos, não registrados nos órgãos de Segurança Pública.

Fonte: Polícia Civil de Restinga Sêca

Comentários