
Deputado Heitor Schuch lança projeto que cria o Fundo Nacional de Apoio à Juventude Rural
Será lançado nesta terça-feira (15), durante o Encontro Estadual de Juventude da Fetag-RS, o Projeto de Lei 3024/2025, de autoria do deputado federal Heitor Schuch (PSB/RS), que cria o Fundo Nacional de Apoio à Juventude Rural (Funajur). O evento ocorre na sede da Fetag, em Porto Alegre, e reunirá mais de 500 jovens trabalhadores e trabalhadoras rurais de todas as regiões do Rio Grande do Sul, marcando também a assinatura do Pacto pela Juventude Rural.
A proposta tem como foco o fortalecimento da sucessão rural e o incentivo à permanência da juventude no campo, com ações voltadas ao acesso ao crédito, assistência técnica, fomento produtivo, capacitação e apoio à comercialização. O Funajur será o instrumento financeiro responsável por garantir os recursos necessários para a implementação dessas políticas, com participação paritária entre governo e sociedade civil em sua gestão.
“A juventude rural precisa de oportunidades para seguir produzindo alimentos, inovando e gerando renda no campo. Nosso projeto vem para suprir essa lacuna histórica, garantindo condições reais para os jovens desenvolverem seus projetos de vida sem precisarem sair do meio rural”, afirma Schuch.
Segundo dados do IBGE e da PNAD, o número de jovens nas áreas rurais do Brasil tem diminuído ano após ano. Entre 2016 e 2022, a presença de jovens de 18 a 24 anos no campo caiu 14%. Já entre os produtores com mais de 65 anos, houve aumento de 12%. “Se não tivermos uma política nacional voltada à juventude rural, corremos o risco de ver a agricultura familiar, que é responsável por mais de 70% dos alimentos que chegam à mesa do povo brasileiro, sem continuidade”, alertou o parlamentar.
O projeto contempla jovens entre 16 e 29 anos que integrem unidades familiares de produção, com prioridade para aqueles em formação técnica ou superior na área rural, ou acompanhados por entidades de assistência técnica. A expectativa é que a proposta avance com apoio dos parlamentares, entidades do setor e governos estaduais.
“A juventude rural quer viver e produzir no campo. Cabe a nós, como legisladores, criar os caminhos para que isso aconteça”, conclui Schuch.
Comentários