
NO DAER: TRABALHANDO DOCUMENTAÇÃO PARA LICITAÇÃO DA TERCEIRA PISTA
O deputado Adolfo Brito retomou, em audiência ontem (28/04), as tratativas sobre o Projeto Técnico da Terceira Pista da ERS 400, entre Candelária e Sobradinho, com o Diretor de Projetos do DAER, Sívori Sarti da Silva.
A obra foi contratada pela empresa INCORP em junho de 2022, com recursos inicialmente estimados em R$ 654 mil. No entanto, em setembro de 2023, a empresa solicitou um novo prazo, que foi concedido até outubro de 2024. Após esse período, a empresa abandonou o projeto.
Em resposta a diversos pedidos do deputado Brito ao Governador Eduardo Leite, o Estado decidiu encerrar o processo e iniciar novos estudos para uma nova licitação.
Na última quinta-feira, 24 de abril, o deputado se reuniu no Palácio Piratini com o chefe da Casa Civil, secretário Arthur Lemos; o secretário de Transportes, Jovir Costella; o diretor-geral do DAER, Luciano Faustino; e o líder do Governo, deputado Frederico Antunes, para dar continuidade ao processo e viabilizar a contratação de uma nova empresa.
Na sexta-feira seguinte, 25 de abril, a Junta de Coordenação Orçamentária e Financeira (JUNCOF) autorizou a liberação de R$ 1.133.000,00 (um milhão, cento e trinta e três mil reais) para a conclusão do projeto, o que permitirá a contratação da obra. O estudo de tráfego já foi concluído pela empresa INCORP.
A empresa vencedora da licitação contará com o estudo de tráfego já realizado e deverá realizar, ainda, estudos topográficos, hidrológicos e sondagem ao longo da rodovia, além de desenvolver o Plano Funcional dos serviços.
Os esforços para a execução da obra, iniciados pelo deputado Brito em 29 de março de 2019, em audiência com o Diretor-Geral do DAER, tiveram sequência com vários encontros com o Governador Eduardo Leite e lideranças da região Centro-Serra, no Palácio Piratini.
Comentários