Foto: Rodrigo Rodrigues
Presidente Brito e parlamentares verificam situação do Salgado Filho
O presidente da Assembleia Legislativa, Adolfo Brito (PP), deputados estaduais e federais realizaram, na tarde da última segunda-feira (10), uma visita técnica ao Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre. O giro pelas áreas interna e externa, como setor de desembarque e pista de pousos e decolagens, serviu para a verificação dos danos causados pelas enchentes, além de proporcionar a coleta de informações com especialistas da Fraport, concessionária responsável pela estrutura. O grupo foi recepcionado pela presidente da operadora alemã, Andreea Pal.
“Há muito a ser feito nas instalações, como na parte interna e nas adjacências. O retorno de atividades é essencial para o Estado, e o turismo depende muito da aviação”, disse Brito, ao analisar os estragos.
A água, decorrente das chuvas e das inundações, baixou, entretanto, a pista precisa passar por testes, que devem durar cerca de 45 dias. Quanto maior o tempo de submersão do pavimento, maiores são os prejuízos. As obras de recuperação do terminal e de sistemas de energia elétrica, bem como a aquisição de equipamentos para a retomada das operações - entre outros itens essenciais - estão estimadas em R$ 362 milhões, segundo cifras divulgadas pela Fraport.
O deputado Frederico Antunes (PP), presidente da Frente Parlamentar da Aviação Regional e líder do governo, organizou a visita. “A reunião de hoje serve para os parlamentares que ainda não puderam ter conhecimento dos custos estimados, das planilhas e da complexidade das obras. Agora eles podem compreender, de modo detalhado, para auxiliarem no processo”, argumentou Antunes.
Comentários