WhatsApp Image 2024-04-03 at 6.35.59 PM.jpeg

Entregue Primeira Carteira Especial para pessoa com Fibromialgia

Nesta quarta-feira, 3, a administração municipal realizou a entrega da primeira unidade da Carteira Especial para pessoas com fibromialgia, à restinguense Elisabete Adriana Hatschbach. O ato foi realizado pelo Prefeito Paulinho Salerno e pelos autores, à época, da Lei Ordinária nº 3.595/2020, Tiago Cantarelli e Norton Soares, que estabelece o Dia Municipal de Conscientização e Enfrentamento à Fibromialgia, em 12 de maio.
A proposta da Lei se originou de uma solicitação de outra restinguense, Joslaine Flores Pillar, que também teve sua carteira emitida, mas não pôde comparecer, na oportunidade. A carteira dá direito à preferência em filas e estacionamento.
A fibromialgia é uma síndrome que afeta o corpo humano através de dores na musculatura e articulações, ocasionando também sintomas, como fadiga, sono não reparador, ansiedade, entre outros. A dor pode ocorrer, inicialmente, em um único local do corpo e migrar gradualmente a outros pontos, que totalizam 18. Em persistindo as dores por mais de três meses, este é considerado um indício da doença, servindo de alerta para a procura de profissionais. A cada 10 pacientes diagnosticados, de 7 a 9 são mulheres (Fonte: Sociedade Brasileira de Reumatologia).
O diagnóstico é realizado por meio do relato do paciente, uma vez que não existem exames laboratoriais ou de imagem que comprovem a existência do problema. No diagnóstico, os profissionais “avaliam as estruturas dos ligamentos, músculos e ossos do paciente em busca de padrões de dor generalizada” (Fonte: Eurofarma).
Deste processo participam o médico, fisioterapeuta, profissional de saúde mental e outros especialistas, visando minimizar todos os problemas decorrentes da FM. Na etapa de tratamento, diversas modalidades terapêuticas são utilizadas, como exercícios físicos aeróbicos, terapias de relaxamento, acupuntura e medicações.
Se você é portador da síndrome, não hesite em procurar a Prefeitura para emissão da carteira e, caso você não tenha o diagnóstico, porém possui sintomas, procure atendimento o mais breve possível.

Comentários