434308436_806840404814637_7836867496440072991_n.jpg

Prefeitura Municipal recebe prêmio em Porto Alegre

Ontem, 27, o SEBRAE-RS realizou a cerimônia de premiação da 12ª edição do Prêmio Prefeitura Empreendedora, ocorrida na sede Alto Petrópolis do Grêmio Náutico União, em Porto Alegre.

O prêmio tem por objetivo valorizar o trabalho realizado pelas gestões municipais no fomento ao desenvolvimento econômico local, no apoio burocrático das micro e pequenas empresas. Ao todo, 107 projetos gaúchos se cadastraram no prêmio, que ocorre a cada 2 anos. Composto por 10 categorias, o prêmio destaca ações como empreendedorismo rural, sustentabilidade, compras governamentais, entre outras.

O presidente do Sebrae, Luiz Carlos Bohn, ressaltou o apoio da instituição, em colaboração com as Prefeituras: “Nas cidades está o empreendedor. São mais de cinco mil prefeituras no Brasil e todas elas têm pequenas empresas. Essa parceria, agora com o nome de Prefeitura Empreendedora, é um projeto de governo para propagar e melhorar o empreendedorismo”, destaca.

Em 2022, ainda com a certificação Ouro, outorgada pelo Sebrae e Fundação Nacional de Qualidade da Gestão (FNQ), Restinga Sêca foi finalista pela primeira vez. Em 2024, chegou à segunda participação consecutiva no prêmio e na categoria “Sala do Empreendedor”, desta vez com a certificação Diamante. A média mensal de 300 atendimentos no local e a implantação do Ponto de Atendimento da Receita Federal (PAV), em 2023, evidenciam a importância do espaço para os empreendedores restinguenses.

A “Estação do Empreendedor”, como foi batizada pela administração municipal, está sediada no Recinto Ferroviário, dispondo de um amplo espaço onde há a realização de reuniões empresariais, workshops e que também recebeu, em novembro, um investimento de R$25 mil em equipamentos, viabilizada por meio do Projeto de Cooperação Internacional InovaJuntos, realizado pela Confederação Nacional de Municípios (CNM). Em 2023, Restinga Sêca também se tornou o 30º município gaúcho a aderir ao programa Tudo Fácil Empresas, programa que visa facilitar a abertura de empresas, eliminando a burocracia existente no âmbito da criação.

Neste sentido, o Prefeito Paulinho Salerno salientou o trabalho realizado pela equipe, frente aos empresariado: “Nos sentimos muito felizes em sermos reconhecidos e agraciados mais uma vez. Tudo isso é fruto de um trabalho que desenvolvemos desde a chegada do programa Cidade Empreendedora a Restinga Sêca. A parceria entre município e SEBRAE tem contribuído muito para o crescimento das empresas do Município, gerando oportunidades, renda e desenvolvendo cada vez mais a economia local. Ficamos ainda mais motivados por este reconhecimento acontecer na semana em que completamos 65 anos de emancipação. É uma conquista muito importante.”, afirma.

Junto do Prefeito Paulinho Salerno, assistiram à cerimônia a Primeira Dama Naiane Araujo Dotto; a Secretária de Desenvolvimento Econômico, Cultura, Turismo e Esporte, Shaiane Grigoletto Dotto, e os integrantes da Secretaria, Ana Paula Lewis Pereira, Gabriel Ribeiro Primieri e Bruno Trindade.

Comentários