O SAMU é um serviço cuja responsabilidade pela manutenção é dos municípios e seu custeio é dividido entre os governos federal, estadual e municipal
Secretaria Municipal de Saúde assina novo contrato para a manutenção do SAMU em Restinga Sêca
Foi assinado nesta semana o novo contrato entre a Secretaria Municipal de Saúde e o Hospital de Caridade São Francisco para manutenção do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, o SAMU. Até então, o pagamento do serviço era realizado através de desembolso por convênio, instrumento que não é o mais adequado para o caso do SAMU e que criava dificuldades para o hospital.
O secretário de saúde, Norton Soares, que também é coordenador da intervenção do Hospital, propôs a inclusão de atividades secundárias no CNPJ do hospital para acrescentar, dentre elas, a previsão de prestação de serviços móveis de atendimento a urgências. A proposta foi aprovada em assembleia geral realizada em 15 de março pela associação Hospital de Caridade São Francisco, abrindo caminho para possibilitar a mudança de contrato. Após a última prestação de contas do convênio ser entregue, o mesmo foi rescindido em 14 de agosto para dar lugar ao contrato de prestação de serviços. Com o novo contrato, o Hospital fica responsável pela operacionalização da escala de pessoal para realizar o serviço utilizando as ambulâncias SAMU do município. A Secretaria da Saúde paga por esta mão de obra e também assume a responsabilidade pelo abastecimento, manutenção e seguro dos veículos, bem como fornecimento de uniformes e EPI’s.
O SAMU é um serviço cuja responsabilidade pela manutenção é dos municípios e seu custeio é dividido entre os governos federal, estadual e municipal. No caso de Restinga Sêca, desde que o serviço foi implantado, vem tendo sua operacionalização terceirizada para o Hospital, já que a instituição conta com plantão médico 24 horas.
Participaram da assinatura o secretário da saúde, Norton Soares, o gestor presidente do hospital, Matheus Ferrari, o enfermeiro responsável técnico do SAMU, Ben Hur Lencina, a servidora do Departamento de Média e Alta Complexidade da Secretaria da Saúde, Ana Claudia Martins, a diretora dos postos de Saúde, Jocelaine Brauner, e as funcionárias do setor administrativo do Hospital, Marilia Oliveira e Aline Joras.
Com informações e foto da Prefeitura de Restinga Sêca
Comentários