52872354277_9b7c8c3b62_k.jpg
52872351612_b54408c1fc_k.jpg

Restinga Sêca sediou o fórum de Secretários de Desenvolvimento Econômico do estado

Nos dias 4 e 5 de maio, ocorreu em Restinga Sêca a 17ª edição do Fórum de Secretários de Desenvolvimento Econômico do Estado do Rio Grande do Sul. O evento aconteceu no Recanto Maestro e contou com representantes de diversas regiões gaúchas. Entre os destaques estava o desenvolvimento municipal atrelado à gestão pública.

O encontro teve como objetivo fomentar o desenvolvimento das cidades, através da adesão a programas já implementados pelo Governo, em parceria com entidades da iniciativa privada, além da discussão de soluções sustentáveis e avanços tecnológicos que devem chegar às cidades a curto e médio prazo.

Ao todo, oito painéis foram realizados, além de cases de sucesso implementados pelos municípios, como o Distrito Criativo Centro-Gare, em Santa Maria e o programa Caminhos do Campo, que leva produtos orgânicos a famílias atendidas pela Assistência Social de Ibirubá. A tecnologia esteve no centro da discussão com a apresentação de resultados de duas feiras mundiais do ramo: a NRF 2023, realizada nos Estados Unidos e a Hannover Messe, na Alemanha. Além destes, a chegada da tecnologia 5G ao Estado, também tema de um dos painéis, ampliará as fronteiras de cobertura do sinal de telefonia e internet, possibilitando uma gama infinita de outras funcionalidades a partir da implantação do sistema.

Segundo a Secretária de Desenvolvimento Econômico, Cultura, Turismo e Esporte Shaiane Dotto, “o fórum não é apenas um evento que ocorre trimestralmente, mas temos um grupo em que os participantes podem trocar ideias e entender como funcionam a legislação e serviços prestados que já funcionam bem em outros locais. Já o encontro presencial é o momento de troca de experiências que possibilita a ampliação dos horizontes de cada participante envolvido, pois são abordadas importantes e diversas temáticas a cada edição realizada.” declarou a secretária.

Ao final do encontro cerca de 15 municípios aderiram ou sinalizaram a intenção de adesão ao RS Digital, programa do Governo Estadual que busca a digitalização e modernização dos serviços ofertados aos munícipes. Atualmente, cerca de 93% das funcionalidades públicas já estão dentro da plataforma.

Comentários