IMG-20230327-WA0016.jpg

Segunda-feira, (27), contou com a abertura da 8 ª Conferência Municipal de Saúde.

A secretaria de Saúde de Restinga Sêca iniciou nesta segunda-feira (10) a 8 ª Conferência Municipal de Saúde, com o tema central ‘’Garantir direitos e defender o SUS, a vida e a democracia – Amanhã Vai Ser outro dia’’.  Evento aconteceu no CTG Vaqueanos. 

A conferencia foi um espaço amplo e democrático de discussão e reflexão coletiva, em torno de estratégias que apontam diretrizes para várias políticas públicas de saúde. Na mesa de abertura compareceu inúmeras autoridades, entre elas: Tereza Aparecida Lopes Paim, líder comunitária na comunidade Quilombola de Martmíamos, representando o segmento dos usuários do SUS. Taciana Comin dos Santos, enfermeira representando o segmento dos trabalhadores de saúde. Jucelaine Brauner, presidente do Conselho Municipal de Saúde. Logo após os apontamentos e correções apontadas durante o evento, as autoridades, o secretário de saúde e o vice-prefeito Vilmar-Foletto deram um breve pronunciamento.

Na sequência do evento, iniciou uma nova palestra com o tema “Saúde pública e funcionamento do SUS”, que foi conduzida pelo Senhor Paulo Azeredo Filho, pós graduado em Direito Administrativo e Gestão Pública pela fundação Escola Superior do Ministério Público do RS, atuou como delegado de saúde do Estado do Rio Grande do Sul e está a 10 anos na FAMURS. Logo após o discurso, o palestrante abriu espaço para debate e questionamento sobre o tema exposto. A programa do turno da manhã foi encerrada por volta do meio dia e retornou às 13h, com a programação da tarde.

A conferência passou para outra fase, onde foi formado os grupos de trabalho, que foram divididos em quatro subgrupos, cada grupo teve um coordenador:

Grupo 1: O Brasil que temos, o Brasil que queremos. Coordenador – Secretário Norton Soares.

Grupo 2:  Papel do Controle Social e dos Movimentos Sociais. Coordenadora – Jocelaine Brauner.

Grupo 3:  Garantir Direitos e Defender o SUS a Vida e a Democracia. Coordenadora Carline Vanesca Bortolás.

Grupo 4: Amanhã vai ser outro dia para todos, todas e todes. Coordenadora: Isabelle Wegner de Bairros.

Depois de encerrado o tempo de discussão e debate dos grupos, passou para a apresentação na seguinte ordem: (Grupo 1), (Grupo 2), (Grupo 3) e (Grupo 4).

Depois da apresentação da proposta de cada grupo, foram eleitos quatro delegados titulares e 4 suplentes com representantes do seguinte segmento: dois delegados do segmento dos usuários do SUS, um delegado do segmento dos trabalhadores da saúde, na sequência foram abertas as inscrições para delegados.

A 9 ª Conferência Estadual de Saúde irá acontecer entre os dias 15 a 17 de maio de 2023.  

 

Comentários