O Serviço Municipal de Esterilização de Controle Populacional de Animais chegou à castração número mil
Na manhã desta quinta-feira, (23), o Serviço Municipal de Esterilização de Controle Populacional de Animais, castrou duas cadelas em situação de abandono, Lola e Pintada. Os animais participaram da castração número mil. O prefeito Paulo Salerno (MDB), esteve presente no local, junto com sua equipe que também acompanharam o evento.
- O nosso Serviço Municipal de Esterilização de Controle Populacional de Animais inicia hoje a milésima castração, animais que foram abandonados a poucos dias. Esse trabalho é de conscientização e de avanço aqui no município. É muito importante frisar que hoje não enxergamos tantos animais em situação de rua como antes. São mil animais castros, se destes mil são fêmeas nós tiramos a possibilidade de seguir se reproduzindo cerca de 2 mil e quinhentos novos animais, que ficariam em situação de abandono. Essa é uma política que precisa ser mantida ao longo dos próximos governos, ela é uma política de saúde pública. Declarou o prefeito Paulo Salerno.
O procedimento de castração foi realizado pela médica veterinária Tassieli Senger Kaiser e a zootecnista Emanuelle Vargas Alves. A veterinária Saline Santos dos Santos também completa a equipe.
- Esses animais representam bem a população que a gente atinge, que são os bichos abandonados. O foco é dar uma qualidade de vida melhor que estão sem cuidados de um tutor. A clínica foi inaugurada em julho de 2020 e hoje completamos a castração de número mil. Foi bastante trabalho da nossa equipe, todo mundo trabalhou em conjunto para chegarmos nesse resultado. Estamos bem contentes porque é um impacto na vida destes animais. A gente anestesia os animais e faz o procedimento cirúrgico, removendo o útero e os ovários, para as cadelas não reproduzirem e não entrar no cio também. Relatou a veterinária Kaiser.
Comentários