“A Banda do Serafim” encerra roteiro de arte e inclusão em quatro cidades do interior gaúcho
O espetáculo de bonecos “A Banda do Serafim” terá um novo roteiro de apresentações nos primeiros dias de setembro. A montagem, desenvolvida com a proposta da inclusão, estará nas cidades de São João do Polêsine, Faxinal do Soturno, Restinga Seca e Nova Palma, no interior gaúcho. A agenda por pequenas cidades faz parte do conceito do projeto “A Banda do Serafim para ver, ouvir e se divertir”, que já passou por pequenos municípios de São Paulo, Paraná e Rio Grande do Sul. As apresentações são direcionadas para estudantes de escolas públicas.
Além de incluir pequenas localidades através da arte, a peça aborda a inclusão em seu próprio enredo e promove a inclusão na prática. Na apresentação do dia 2, em Faxinal do Soturno, haverá intérprete de Libras (Língua Brasileira de Sinais). “Tratamos de questões relacionadas ao respeito às diferenças e direitos das pessoas com deficiência, entre outros temas”, destaca Luciane Vilanova, gestora cultural e diretora da LC Vilanova, produtora do projeto ao lado do grupo Pregando Peça, de Santa Maria (RS). A realização é da Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo e Governo Federal, com patrocínio de Nova Palma Energia, Romagnole, Onix Distribuidora de Produtos Elétricos, Camnpal e Grupo Comtrafo.
A HISTÓRIA - A montagem de animação conta com bonecos como personagens e é inspirada no conto “Os Músicos de Bremen”, dos Irmãos Grimm. Fala de animais com dificuldades específicas, que superam desafios para realizarem seus sonhos. São quatro simpáticos personagens: o jumento Joca, que queria tocar um instrumento, apesar da dificuldade por ser asmático; a girafa Josefina, que sonhava em ser bailarina, mas tinha as pernas muito finas e pouco firmes; o cachorro Nicolau, que queria ser trapezista ou equilibrista, mas tinha limitações de visão pelo alto grau de miopia; e a Angelita, uma gata sonhadora que desejava ser cantora, mas não tinha muita afinação. Os quatro acabam se encontrando, se identificando em suas dificuldades e partem juntos para derrubar barreiras. Assim, eles formam uma banda para tocar no “Circo do Seu Serafim”.
AGENDA - No dia 1º de Setembro, estudantes de São João do Polêsine poderão assistir à peça A Banda do Serafim. Será às 14h, no Centro de Eventos. No dia 2, as apresentações ocorrerão às 10h e às 14h, no Ginásio do Clube Cruzeiro, em Faxinal do Soturno.
No dia 5 de Setembro, a montagem chega a Restinga Seca, com espetáculo às 14h, no CASEB/Salão Paroquial. O roteiro se encerra no dia 9, em Nova Palma, com sessões às 10h e às 14h, no Salão Paroquial.
Em cada cidade, haverá também um workshop apresentando a técnica do teatro de bonecos para alunos e professores, após a apresentação.
ACESSIBILIDADE – Concebido para falar de inclusão e levar a arte a pequenas localidades, o projeto também pratica acessibilidade. As demandas dos estudantes são previamente mapeadas e, onde são identificados alunos com deficiência auditiva na plateia, é oferecida tradução em Libras (Língua Brasileira de Sinais). É o caso da apresentação do dia 2, em Faxinal do Soturno. Para deficientes visuais, são realizados workshops ao final da apresentação para interação com os bonecos, com o cenário e toda estrutura da peça, permitindo o toque e a experiência sensorial. Em locais com a presença de crianças com baixa mobilidade, o espaço escolhido é totalmente acessível.
O grupo Pregando Peça é especialista nesse tipo de ação. Criado em 1984, desde 1993 se dedica à linguagem do teatro de bonecos. Seus espetáculos são dirigidos ao público infantil, com apresentações principalmente no interior do Brasil e do Rio Grande do Sul. Mais informações no Facebook/pregandopeca30anos ou no site www.pregandopeca.com.br.
Comentários