WhatsApp Image 2022-06-24 at 14.50.20.jpeg

Arrozeiros de Restinga Sêca participam de palestra sobre exportação

Foi realizada na tarde desta sexta-feira (24), na Câmara de Vereadores de Restinga Sêca, uma palestra organizada pela Associação dos Arrozeiros de Restinga Sêca, para falar sobre os benefícios da exportação do grão. O responsável pela fala foi Jair Almeida da Silva, da Expoent Agronegócios, corretora de Pelotas com 30 anos de atuação no mercado.

“Viemos conversar um pouco sobre a exportação do arroz em casca. A região aqui não tem trabalhado muito essa parte e a ideia é motivar o pessoal, mostrar como funciona e os benefícios que a exportação pode trazer ao produtor local”, explicou Silva.

Além disso, foi debatido também o atual cenário da cultura orizícola no Estado e no país. O presidente da Associação dos Arrozeiros de Restinga Sêca, Hélio Raddatz, destacou a importância do encontro e principalmente da discussão sobre a exportação do arroz, que é uma oportunidade para os produtores locais. Ele também demonstrou preocupação com o atual custo das lavouras de arroz.

“O dia é curto e são muito assuntos, focamos mais na exportação, que é uma ferramente nova e uma oportunidade para o agricultor. Isso que pode aliviar o excedente que temos. Nos últimos dois anos tivemos o aumento do preço do arroz e agora baixou, mas os fertilizantes e demais produtos subiram e não baixaram. O diesel está em um preço super elevado. E sem ele, o produtor não faz nada. Está ficando muito difícil, porque o agricultor não consegue planejar o seu custo”, analisa.

Conforme a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), há um excedente de produção no Brasil de um milhão e meio de toneladas, o que torna o preço do arroz brasileiro mais baixo. A ideia com a exportação é acabar com esse estoque para ter um ganho de valor do grão.

Comentários