1000492866.jpg

Maus-tratos a animais voltam a ser registrados em Restinga Sêca e reforçam importância da conscientização e fiscalização

Mais um caso de abandono de animais foi registrado em Restinga Sêca nesta semana. Seis filhotes de cachorro foram deixados no antigo Campo do Rohde, onde estavam sendo alimentados por um morador com apoio do grupo Focinhos de Restinga. Um dos filhotes já foi adotado, mas cinco ainda aguardam um lar.

A situação chama atenção para a reincidência desse tipo de crime no município, que já teve outros casos similares recentemente. Vale lembrar que o abandono de animais é crime, previsto na Lei Ordinária Municipal nº 3.587/2020, que institui a Política de Proteção, Defesa e Controle Ético da População Animal de Restinga Sêca. A legislação prevê medidas para coibir maus-tratos e promover o bem-estar dos animais.

A fiscalização e aplicação dessa política são atribuições da Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Meio Ambiente, que atua em conjunto com o FUMUPA (Fundo Municipal de Proteção Animal) e o COMUPA (Conselho Municipal de Proteção Animal). Essas entidades são responsáveis por ações, projetos e repasses para ONGs e iniciativas locais de proteção animal. 
O caso foi comunicado às autoridades, e a Brigada Militar e a Polícia Civil irão investigar para identificar o responsável. Enquanto isso, a comunidade é incentivada a colaborar: seja adotando, doando ração ou divulgando os casos.

Contato para adoção: (55) 99722-0810  
Denúncias podem serem feitas diretamente à Secretaria de Agricultura ou à Brigada Militar.

Adotar é um ato de amor. Denunciar é um dever de todos.

Comentários