Dicas da Professora Elaine dos Santos - 04/05
- Toda semana iremos compartilhar dicas de português da Professora Elaine dos Santos. Acompanhem!
- A leitura frequente e a escrita repetida de textos concedem-nos um manejo facilitado da gramática da Língua Portuguesa. Quem produz textos por necessidade pessoal ou profissional já tem uma gramática internalizada e nem sabe explicar as regras da gramática, cumpre-as.
- Nos tempos em que trabalhava na escola, ouvia, seguidamente, a professora Joséte dizer: escreve um texto e joga fora, escreve de novo e joga fora, depois da décima tentativa, começa a burilar o texto. O que ela diz textualmente é: treina, treina e, na continuidade, lapida o material produzido. Se está fazendo um exercício de escrita e de qualificação linguístico-gramatical do texto.
- ONDE – consulte o dicionário e verifique que “onde” é advérbio de lugar.
- Mas importante: tem sentido estático (onde: em que lugar?), enquanto “aonde” tem sentido dinâmico/movimento (aonde: a que lugar?).
- Preste atenção que:
- → Onde – lugar físico: a estrada, a casa etc.
- Ex. 1: Onde há fumaça, há fogo.
- Ex. 2: Onde, raios, coloquei a minha carteira?
- Muitas pessoas confundem “onde” com “quando”, que expressa ideia de tempo:
- Quando – tempo: no domingo, aquela hora, no mesmo dia etc.
- Ex.: Estávamos tristes, naquele dia, onde percebi que ela fazia falta. / Estávamos tristes, naquele dia, quando percebi que ela fazia falta.
- Onde PODE (letra maiúscula proposital) exercer a função de “pronome relativo”.
- Ex.: Brasil foi o país onde nasci.
- Neste caso, onde faz referência ao país Brasil, que nasci.
- É inadequado usar “onde” para indicar algo que não seja lugar (lembre-se “onde” é advérbio de lugar), por exemplo, uma entrevista, uma decisão, uma época, um filme. Neste caso, usa-se em que, no qual, na qual.
- Ex.: A livraria onde comprei os livros fechou. (livraria é lugar físico, usa-se onde)
- A situação em que me encontro está complicada, desde abril, estou desempregada. (situação não é lugar físico, usa-se em que ou na qual).
Professora Elaine dos Santos, revisora de textos
Comentários