14092229_2014470_GD (2).jpg

Estado tem quatro pontos impróprios para banho

A Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) divulgou, na última sexta-feira, 31/12, o terceiro boletim do projeto Balneabilidade da temporada 2021-2022.

Dos 90 pontos monitorados, quatro apresentam condição imprópria:

  • - Praia Recanto das Mulatas, no Lago Guaíba – Barra do Ribeiro
  • - Praia do Encontro, no rio Jacuí – São Jerônimo
  • - Balneário Santo Antônio – Rua Bagé – Pelotas
  • - Balneário Santo Antônio – Restaurante – Pelotas

 

Para conferir a planilha completa, clique aqui.

Do total de locais monitorados, 82 são analisados pela Fepam e pela Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan). No Litoral Norte, o trabalho é realizado com o apoio da equipe da Secretaria de Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema). Em Pelotas, o Serviço Autônomo de Saneamento de Pelotas (Sanep) realiza a coleta e análise em oito pontos.

Os resultados das análises são divulgados todas as sextas-feiras, até 4 de março de 2022, pelo site e redes sociais da Fepam. Os resultados também estão disponíveis pelo web aplicativo que pode ser acessado aqui.

O Balneabilidade é realizado desde o verão 1979/1980 e integra o projeto RS Verão Total, do governo do Estado. O projeto é coordenado pelo Departamento de Qualidade Ambiental da Fepam e obedece à Resolução Conama 274/2000.

 

Recomendações aos banhistas

  • - Procure entrar na água apenas em locais que apresentem condição própria para o banho.
  • - Tenha atenção especial com as crianças e idosos, pois são mais sensíveis e menos imunes.
  • - Evite tomar banho em época chuvosa e nas primeiras 24 horas após chuvas intensas, já que a tendência é de carreamento de esgotos e resíduos para os cursos d'água, o que pode ocasionar picos de contaminação dos rios e oceanos.
  • - Evite entrar na água nos períodos de cheia do rio, quando o leito está fora do seu curso normal, e em canais pluviais, saídas de “sangradouros”, córregos ou rios que afluem nas praias, pois podem estar contaminados por esgoto doméstico.
  • - Não tome banho em locais com concentração de algas, já que podem conter toxinas altamente prejudiciais à saúde.

Informações da Assessoria de Comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Sul

Comentários