maior_FMS_0058_1.jpg
A solenidade de posse de Luciano Orsi para presidente da Famurs será no dia 6 de junho, às 17h.

Congresso dos Municípios gaúchos acontecerá em Restinga Sêca com a posse do novo presidente da Famurs

Com a convicção de que os municípios gaúchos precisam contribuir com as metas de desenvolvimento sustentável, a Federação das Associações dos Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs) promove entre os dias 5 e 7 de junho, no Recanto Maestro, em Restinga Sêca, o 41º Congresso de Municípios do Rio Grande do Sul. A solenidade de posse de Luciano Orsi para presidente da entidade, anuênio 2023/2024, será no dia 6 de junho, às 17h.

O grande encontro anual dos gestores municipais gaúchos vai debater em profundidade governança, sustentabilidade e inovação nos municípios. A programação conta com mais de 15 painéis e palestras, que abrange ainda atualização temática de outras áreas importantes da gestão municipal. 

De acordo com o presidente da Famurs e prefeito de Restinga Sêca, Paulinho Salerno, a proposta é lançar um novo olhar para a gestão pública dentro do conceito de ESG – a sigla em inglês que representa os três pilares de uma gestão de futuro: responsabilidade ambiental, social e de governança. 

“A governança seja talvez a abordagem menos lembrada, mas certamente crucial dentro do âmbito da gestão municipal e, ao lado da inovação, sintetiza as boas práticas mais importantes a serem incentivadas nas administrações públicas. Queremos construir uma visão que vai além da aquisição de tecnologias, buscando que os prefeitos e prefeitas firmem um compromisso amplo e abrangente com as suas comunidades”, ressaltou. 

O 41º Congresso de Municípios do Rio Grande do Sul tem o patrocínio do Banrisul, Aegea, Badesul, BRDE, Corsan, 1Doc, GOVBR, Aprende Brasil, Ford Superauto, Calçados Beira Rio, IPM Sistemas e Caixa, com apoio da Prefeitura de Restinga Sêca, Amcentro, CNM, Planalto, Sebrae, Cedem Associada à FDC.

Prêmio Governança Municipal
Como parte do acordo de cooperação técnica firmada pela Famurs com o Conselho Regional de Administração do Rio Grande do Sul (CRA-RS), será divulgado no 41º Congresso dos Municípios, o Prêmio IGM/CFA de Governança Municipal – Famurs/CFA/CRA-RS. 

Visando premiar prefeituras gaúchas com gestões exitosas, a Famurs é a primeira entidade representativa dos municípios no Brasil a fazer esta parceria com os conselhos federal e regional de Administração, com intuito de reconhecer e melhorar a qualidade das administrações municipais. 

O IGM consiste em uma métrica de governança partindo de três dimensões: finanças, gestão e desempenho. A atual versão do IGM-CFA consolida os dados dos 5.570 municípios brasileiros e inclui o Distrito Federal no estudo. São mais de 2,4 milhões de dados coletados das mais diversas fontes oficiais brasileiras, como o IBGE, Perfil Munic, Datasus, Secretaria do Tesouro Nacional, Índice Firjan, entre outros.

As inscrições ainda estão abertas e podem ser feitas pelo link bit.ly/41CongressoMunicipios.

Com informações da Famurs
Foto: Guilherme Pedrotti

Comentários