14092229_2014470_GD (2).jpg

Relatório Balneabilidade divulga pontos próprios para banho no RS

A Fepam, Fundação Estadual de Proteção Ambiental divulgou, na sexta-feira, 24/12, o segundo boletim do projeto Balneabilidade da temporada 2021-2022. Os resultados levam em conta as últimas cinco semanas de monitoramento.

Dos 90 pontos monitorados, seis apresentam condição imprópria para banho.

O Balneário Passo das Tunas de Restinga Sêca está entre os locais PRÓPRIOS para banho. Clique aqui para conferir a planilha completa.

Os resultados das análises serão divulgados todas as sextas-feiras, até 4 de março de 2022, pelo site e redes sociais da Fepam. Os resultados também estão disponíveis pelo web aplicativo, que pode ser acessado clicando aqui.

O Balneabilidade é realizado desde o verão 1979/1980 e integra a Operação RS Verão Total do governo do Estado. O projeto é coordenado pelo Departamento de Qualidade Ambiental da Fepam e obedece a Resolução Conama 274/2000.

 

Recomendações aos banhistas:
• Procure entrar na água apenas em locais que apresentem condição própria para o banho
• Tenha atenção especial com as crianças e idosos, pois são mais sensíveis e menos imunes
• Evite tomar banho em época chuvosa e nas primeiras 24 horas após chuvas intensas, já que a tendência é de carreamento de esgotos e resíduos para os cursos d'água, o que pode ocasionar picos de contaminação dos rios e oceanos
• Evite entrar na água nos períodos de cheia do rio, quando o leito está fora do seu curso normal, e em canais pluviais, saídas de "sangradouros", córregos ou rios que afluem nas praias, pois podem estar contaminados por esgoto doméstico
• Não tome banho em locais com concentração de algas, já que podem conter toxinas altamente prejudiciais à saúde.


Informações da Assessoria de Comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Sul

Comentários