08191637_2013225_GD.jpg

Vacinas da Janssen serão distribuídas aos municípios conforme demanda

As 132.800 vacinas Janssen enviadas pelo Ministério da Saúde e recebidas no início da tarde desta quarta-feira, 8/12, pelo Estado serão distribuídas aos municípios que já receberam doses anteriormente. Os imunizantes devem ser usados na aplicação de reforço. A decisão foi tomada em reunião da Comissão Intergestores Bipartite (CIB), vinculada à Secretaria da Saúde.

A orientação do Ministério da Saúde é de que quem tomou a vacina em dose única receba o reforço da Janssen em um intervalo mínimo de dois meses e máximo de seis meses.

Diante do avanço da imunização da população, a partir desta semana também a distribuição das demais vacinas contra a Covid-19 será feita por demanda. As coordenadorias regionais de saúde (CRS) vão verificar a cada semana, nos municípios, o andamento das aplicações. O envio será feito conforme os pedidos, reduzindo a possibilidade de que os imunizantes percam a validade.

“Como teremos vacinas distribuídas de acordo com pedidos, não há nenhum risco de faltar vacinas. Pelo contrário: os municípios têm de ficar mais atentos para não deixar insumos sem o pedido”, disse a secretária adjunta da Saúde, Ana Costa. “O controle sai um pouco da distribuição automática e dependerá da organização local. O Estado está mudando a distribuição para garantir que a tenhamos os insumos bem utilizados”.


Informações da Assessoria de Comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Sul

Comentários