download.png
download (1).png

Comissão de agricultura comemora certificação de zona livre de aftosa sem vacinação no Rio Grande do Sul

A Comissão de Agricultura, Pecuária, Pesca e Cooperativismo da Assembleia Legislativa Gaúcha, presidida pelo deputado Adolfo Brito, manteve reunião ordinária virtual nesta quinta-feira (27).

Conforme o deputado Brito, durante o encontro, foi comemorado pelos presentes, o recebimento, no início da manhã, do Certificado de Zona Livre da Febre Aftosa Sem Vacinação, para o Rio Grande do Sul, durante a Assembleia Geral da Organização Internacional de Saúde Animal (OIE), o que permitirá o acesso a 70% dos mercados que hoje permanecem fechados para a carne gaúcha. “Existem dados que indicam que as exportações possam crescer mais de 1 Bilhão e 200 Milhões de Reais por ano, gerando emprego e mais renda nas propriedades e em outros setores”, enfatizou o parlamentar.

Adolfo Brito, lembrou que “foi um trabalho de mais de 20 anos, realizado por muitas mãos, num esforço conjunto entre os Governos e servidores das esferas Federal, Estadual e Municípios com entidades, produtores e, em muitos momentos, com a participação da Comissão de Agricultura, Pecuária, Pesca e Cooperativismo e da própria Assembleia Legislativa, sejam através de debates, encontros e reuniões, como na aproximação entre as partes e incluindo, até, na conscientização dos setores envolvidos, da importância desse status sanitário”.

Além de outros parlamentares que se pronunciaram sobre o assunto, o Vice-Presidente da Comissão, Deputado Ernani Polo, que foi Secretário de Estado da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural, fez um relato das ações desenvolvidas por vários Governos, para que se atingisse e conseguisse esse importante certificado, que irá aumentar, consideravelmente, os ganhos e empregos na cadeia produtiva da carne, principalmente, sem contar nos benefícios indiretos para outras áreas, tanto do setor primário, como da indústria, comércio e dos serviços.

O Presidente da Comissão da Agricultura informou, ainda, que durante a reunião virtual desta quinta-feira, foram aprovados, por unanimidade, dois requerimentos de Audiência Pública, sendo uma que foi proposta pelo Deputado, Dr. Thiago Duarte, que irá debater a vacinação dos rodoviários e o escoamento da produção e outra, de que teve como proponentes o Deputado Edegar Pretto + 2 Deputados, que debaterá a proposta de Crédito Emergencial para a Agricultura Familiar.

O deputado Adolfo Brito, juntamente com os colegas que participaram do encontro virtual, também realizaram uma homenagem a FARSUL (Federação da Agricultura do Rio Grande do Sul), pela passagem dos 94 anos de existência, como entidade atuante e de liderança dos interesses da agropecuária gaúcha.

Informações e fotos: Assessoria do Deputado Adolfo Brito

Comentários