Foto: Divulgação
Comissão de agricultura vai discutir política para aquicultura inclusive invasão de palometas no rio Jacuí
Em reunião ordinária virtual, presidida e coordenada pelo Deputado Estadual Adolfo Brito, a Comissão de Agricultura, Pecuária, Pesca e Cooperativismo da Assembleia Legislativa Gaúcha, aprovou na manhã desta quinta-feira (15), a realização de Audiência Pública, proposta pelo deputado Zé Nunes, para debater o PL n° 78/2021, que Institui a Política Estadual de Desenvolvimento Sustentável da Aquicultura no Estado do Rio Grande do Sul.
Na oportunidade, o presidente da Comissão, anunciou que em breve deverá ocorrer Audiência Pública, a pedido da Câmara de Vereadores de Sobradinho, para tratar sobre a questão das Palometas que estão invadindo o Rio Jacuí.
No encontro de hoje, também foi feita uma análise prévia, com sugestões dos deputados Elton Weber, Zilá Breitenbach e o presidente da Comissão, para emenda com novo redação do deputado Zé Nunes, ao Projeto de Lei 137/2020, proposto pela Deputada Silvana Covatti, que dispõe sobre a aquisição de gêneros alimentícios da agricultura familiar pelos estabelecimentos penitenciários do Estado do Rio Grande do Sul. A referida emenda, e o parecer ao PL, voltará a ser analisada na próxima reunião ordinária da Comissão de Agricultura, Pecuária, Pesca e Cooperativismo. Brito pretende que seja incluído no projeto, a Aquisição de Produtos, também de agroindústrias do Estado. A matéria voltará ao debate nos próximos dias.
A deputada Zilá Breitenbach, no espaço de “Assuntos Gerais”, apresentou convite aos parlamentares da Comissão, para que participem de encontro virtual que acontecerá no dia 26 de abril, às 14 horas, quando serão pautadas novas iniciativas relacionadas ao BioGás e BioMetano.
Ainda, ao final da reunião virtual desta quinta-feira (15), a convite do deputado Elton Weber, o Presidente da Fetag/RS, Carlos Joel da Silva, apresentou a realidade da Agricultura Familiar e dos pequenos produtores rurais do Rio Grande do Sul, assim como as pautas de reivindicações que serão debatidas durante a realização da SEMANA D, e pediu apoio para uma série de dificuldades vivida pela agricultura familiar, tanto a nível Estadual quanto Federal.
Informações: Assessoria do Dep. Adolfo Brito
Comentários