
Fotos: Tribuna de Restinga.

Os militares recebendo instruções de Fernando Veiga sobre como utilizar os rádios

O dispositivo dentro do caminhão de socorro.

O outro rádio base que fica na sala de operações.

Local onde será para recarga dos quatro rádios que ficam a disposição dos militares.

Bombeiros de Restinga Sêca passam a contar com sistema de rádio de comunicação digital
O 5º Pelotão de Bombeiro Militar (5ºPelBM) passa a contar com um sistema de rádio digital que irá auxiliar os militares nas ocorrências, pedidos de reforços, comunicação local entre a sala de operação e a guarnição em campo.
“É uma aquisição muito importante no ponto de vista logístico, porque o trabalho do bombeiro exige que a gente esteja em lugares distantes e remotos e a comunicação com os membros da guarnição, da equipe que está trabalhando é muito importante. É por conta dessa comunicação que fizemos a aquisição desses rádios”, disse o Soldado Jaime José Reis Junior , um dos pertencentes ao setor de compras.
Restinga Sêca e a vigésima quarta cidade a possuir o sistema de rádio digital no Estado que auxilia nas atividades da guarnição. Algumas cidades ou não possuíam os rádios ou era o sistema de rádio analógico que era utilizado.
“Antes ou não contavam com o rádio, ou contavam com o rádio puramente analógico que é suscetível a interferências, chiados, escutas indevidas e hoje com o digital vem a melhora na qualidade do áudio, recursos das identificadas das chamadas”, descreve o gerente de produtos, Fernando Veiga, que é da empresa responsável pela instalação dos equipamentos.
A guarnição conta com quatro rádios portáteis com recursos da identificação de chamada, contam com botão de pânico para emergências, são a prova de água e muitos resistentes. Também foram instalados o rádio base na sala de operação no quartel, um rádio fico no caminhão de socorro. A bateria dos rádios portáteis podem durar de 12 a 20 horas dependendo da utilização. O alcance gira em torno de 10 km a 15 km dependendo da região. O sistema é modular e pode sofrer atualizações.
“É um sistema expansivo que pode a quaisquer tempos ser acrescentado novos equipamentos, como um repetidor de sinal mais para irem ampliando cada vez mais a cobertura na área de atuação entre outros itens”, revela Veiga.
O soldado Jaime explicou que cada um dos militares da guarnição terá um rádio a disposição.
Foram feitos todos os processos de compra, seguindo as especificações protocolos do Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul (CBMRS) dentro do que foi solicitado. O valor investido foi de aproximadamente R$ 30 mil oriundos do Fundo de Reaparelhamento dos Bombeiros de Restinga Sêca. A guarnição pretende expandir fazendo novas atualizações no sistema de rádio.
Comentários