81299594_2535194806694859_7578029516694487040_o.jpg

ACI/CDL de Restinga Sêca: NOTA DE ESCLARECIMENTO

A ACI e CDL de Restinga Sêca esclarecem aos seus Associados e a comunidade em geral que estiver interessada, quanto ao seu posicionamento e suas ações perante ao decreto determinado na última sexta, dia 26/02/21, pelo Governador do Estado do Rio Grande do Sul, quando colocou todo o território gaúcho sob protocolos da Bandeira Preta, que impõe as mais severas restrições dentro do plano de contenção da pandemia causada pelo Coronavírus:

?? Têm buscado alianças com seus órgãos de representatividade estadual – como o caso da Federasul, por exemplo – na expectativa de conseguir a reversão do cenário atual no que compete às restrições das atividades comerciais consideradas não essenciais, especialmente. Negociações essas que obtiveram êxito, considerando que houve uma certa flexibilização do protocolo e passamos de atendimento totalmente restrito ao sistema conhecido como pegue e leve. Além disso, está em andamento a solicitação para que, caso persistam as restrições, que ao menos seja permitido o recebimento dos crediários nos estabelecimentos, minimizando assim, os prejuízos;

?? Infelizmente, não há no momento, algum tipo de manifestação (carreatas ou reuniões com os prefeitos) que tenha se mostrado eficaz no sentido de sensibilizar o Governador Eduardo Leite a ponto de fazê-lo mudar de ideia e alterar o decreto;

?? O decreto estadual de número 55.771, do dia 26 de fevereiro de 2021 é muito claro ao colocar TODO O ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL sob as regras da Bandeira Preta, suspendendo, inclusive, o sistema de cogestão, que até então permitia que os Municípios adotassem suas próprias regras de combate à pandemia, de acordo com as suas realidades. Ou seja, NÃO SE TRATA de uma decisão de entidades como as nossas ou mesmo do Prefeito do município. Trata-se de uma determinação de um poder hierárquica e politicamente acima do nosso, que precisa e DEVE ser respeitado, ainda que nossa opinião seja contrária.

?? Nossos direitos como cidadão PODEM E DEVEM ser exercidos a qualquer momento. Mas, não conseguimos imaginar uma oportunidade melhor do que essa para chamar à responsabilidade os políticos nos quais votamos, para que representem nossa voz junto ao governo estadual, cobrando atitudes que revertam ou, ao menos, amenizem a situação pela qual estamos passando. Você, a propósito, já entrou em contato com o seu Deputado Estadual para falar a respeito? (Especialmente, os filiados). Afinal, trata-se de uma decisão política, e não empresarial.

?? O momento é delicado para TODOS. Portanto, não é na procura de culpados que iremos achar a solução para o problema. O vírus existe, está circulando e a situação de fato é grave. Cabe-nos agradecer, os que não tiveram o impacto devastador dessa doença em suas famílias, e entender que o momento é de CONSCIENTIZAÇÃO E UNIÃO DE ESFORÇOS EM PROL DA VIDA E DA ECONOMIA.

É tão certo quanto óbvio que a ACI e CDL de Restinga Sêca NÃO ESTÃO SATISFEITAS com essa situação, em que nos coloca novamente, de portas fechadas. Mas, como entidades representativas que somos, estamos RESPONSAVELMENTE fazendo o que está ao nosso alcance, dentro da devida legalidade, no intuito de conseguir o diálogo necessário para um melhor entendimento por parte do governo do estado sobre a situação crítica que nossas empresas estão enfrentando.

Encerramos essa nota agradecendo a compreensão de todos e enfatizando, mais uma vez, que todas as medidas que nos cabem diante dessa grave situação estão sendo tomadas.

A hora requer construção de pontes e não o aumento das barreiras.

Fonte: ACI/CDL de Restinga Sêca

Comentários