g_int_img_24466.jpg
Foto: Divulgação

Beto Fantinel é o mais novo deputado estadual do MDB-RS

Na segunda-feira, 11 de janeiro, Roberto Fantinel, o Beto, tomou posse como deputado estadual em cerimônia realizada no Vestíbulo Nobre do Palácio Piratini. A solenidade foi transmitida pelos canais de comunicação da Assembleia Legislativa: rádio, TV e Facebook.

Natural de um município com pouco mais de 3,6 mil habitantes na região central do estado, Beto Fantinel é o mais jovem a assumir uma cadeira na Bancada do MDB-RS nesta 55ª legislatura. Aos 33 anos, o ex-vereador e ex-secretário municipal de Dona Francisca, sua terra natal, conquistou 29.753 votos nas Eleições de 2018, que lhe garantiram a 4ª suplência do partido.

Após as vitórias dos deputados Fábio Branco e Sebastião Melo nas Eleições de 2020 para comandar as prefeituras de Rio Grande e Porto Alegre, respectivamente, e a condição de Juvir Costella de titular da secretaria de Logística e Transportes, Beto tem a missão de responder pela oitava vaga no MDB no Parlamento gaúcho. Ele é o primeiro candidato oriundo da Juventude do MDB-RS a assumir a vaga na primeira tentativa de eleição.

Para Fantinel, essa conquista é a coroação de anos de militância. “Já tive uma caminhada com muitos desafios e me sinto preparado para dar voz a quase 30 mil pessoas e principalmente colaborar nas transformações que o RS precisa”, declarou o mais novo deputado.

Segundo ele, o que o motivou, ainda em Dona Francisca, a entrar na vida pública foi a possibilidade de mudar a vida das pessoas. “Quando eu me elegi vereador, aos 21 anos, ou quando fui secretário de Saúde, o que me movia e continua me movendo é a força que a política tem de fazer as transformações para uma sociedade mais justa, mais humana e que a gente consiga combater as desigualdades”, afirma Fantinel.

Vida partidária

Entre os anos de 2014 e 2018, Beto Fantinel presidiu a Juventude do MDB-RS. Durante seus dois mantados, o núcleo defendeu a oxigenação política, a construção de diálogo e a promoção de debates no interior o estado. Em 2015, por exemplo, teve início o projeto “Juventude na estrada”, que contribuiu para o pensamento crítico e a formação de centenas de jovens emedebistas. Em 2017, se licenciou da presidência estadual do núcleo para assumir como presidente nacional da Juventude do MDB.

Fantinel também atuou como coordenador regional da Quarta Colônia. Neste período, o MDB conquistou seis prefeitos, seis vices e 35 vereadores na região de 11 municípios nas Eleições Municipais de 2016. Em cinco cidades com chapa pura.

Composição da Bancada

A atual composição da Bancada do MDB-RS ficou da seguinte forma: Carlos Búrigo, Edson Brum, Gabriel Souza, Gilberto Capoani, Patrícia Alba, Roberto Fantinel, Tiago Simon e Vilmar Zanchin.

Informações: Assessoria de Imprensa MDB

Comentários



Ao continuar navegando em nosso site, você concorda com a nossa Política de Privacidade e com os nossos Termos de Serviço