Procedimentos para votação.
Dicas para o dia da votação.
Gustavo Estrella, chefe do Cartório da 157a Zona Eleitoral falou sobre as eleições do dia 15 de novembro em Restinga Sêca
Em entrevista na manhã desta quinta-feira (12), para o Panorama Geral, da rádio Líder Fm, 104,9, o chefe do Cartório da 157a Zona Eleitoral, que abrange Restinga Sêca, Formigueiro e Paraiso do Sul, Gustavo Estrella, falou um pouco de como serão essas eleições no domingo (15).
A respeito dos preparativos perto do dia de votação, Estrella afirma que estão nos últimos ajustes.
“Estamos com bastante trabalho, claro que nesses últimos dias se intensifica bastante, muitas coisas para ficar atento, para fazer uma eleição com sucesso. Urnas conferidas tudo está dentro do esperado. Claro que imprevistos podem acontecer, mas estamos preparados e treinados”, disse.
A respeito das mudanças de locais, assim como a maioria das demais zonas eleitorais do país, por solicitação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), necessitaram fazer a anexação de seções que apresentavam baixa densidade de eleitores.
“Tivemos algumas sessões em Restinga Sêca, que foram fechadas no interior e deslocadas para a mesa mais próxima, elas foram agrupadas e uma mudança aqui na cidade”, pontuou.
As alterações dos locais você pode conferir na matéria clicando neste link.
O horário de votação este ano sofreu alteração por conta da pandemia da Covid-19.
Durante o período das 07 às 10hs será o horário reservado aos eleitores com mais de 60 anos. Para os eleitores com idade inferior a 60 (sessenta) anos não serão impedidos de votar, mas deverão aguardar em fila separada até que todos os eleitores com 60 (sessenta) anos ou mais, já presentes ou que cheguem à seção, tenham votado.
“A votação foi adiantada em uma hora para poder distribuir melhor o eleitorado”, comentou.
Estrella falou sobre o procedimento que o eleitor deve fazer na hora da votação.
Levar caneta própria para assinatura do caderno de votação. Os documentos validos devem conter foto como a carteira de identidade, identidade social, passaporte ou outro documento de valor legal equivalente. Também carteira de categoria profissional reconhecida por lei, certificado de reservista, carteira de trabalho e carteira nacional de habilitação.
Não será admitida a certidão de nascimento ou casamento como prova de identidade do eleitor no momento da votação, por não conter foto.
A respeito de alguma irregularidade durante a campanha em Restinga Sêca, Estrella diz que chegam denúncias e são encaminhadas aos órgãos competentes.
“Sobre essas questões, chegam algumas para nós. E algumas coisas que chega são encaminhados para o Ministério Público e alguma coisa notificado o candidato. Mas está tudo dentro da normalidade.”, comentou.
Sobre apuração, Estrella disse que deve durar por volta de 2h30min, se tudo correr dentro do normal nos três municípios que abrangem o Cartório Eleitoral.
"Por volta das 19h30 se não tivermos nenhuma ocorrência", relata.
Comentários