WhatsApp Image 2020-07-29 at 18.41.30 (2).jpeg
Fotos: Ascom Prefeitura de Restinga Sêca
WhatsApp Image 2020-07-29 at 18.41.30.jpeg
Iluminação de Led.
WhatsApp Image 2020-07-29 at 18.41.30 (1).jpeg
A ciclofaixa no fim da Avenida Julio de Castilhos.
WhatsApp Image 2020-07-29 at 18.41.30 (3).jpeg
Iluminação de led nas vias públicas.

Prefeito Paulo Ricardo Salerno fala da chegada do medicamento Cloroquina , obras de infraestrutura entre outros assuntos

Em uma longa entrevista dada para o Panorama Geral e o Tribuna de Restinga, nesta quarta-feira(29), o prefeito de Restinga Sêca, Paulo Ricardo Salerno, conversou sobre alguns assuntos da administração municipal que estão ocorrendo. Confira:

O primeiro assunto foi a questão levantada sobre a chegada do medicamento Cloroquina para o município, o prefeito aponta que chegaram as primeiras remessas do Governo Federal e estão a disposição na Farmácia Municipal, e serão distribuídas para o Hospital e outros pontos. Mas aponta que para seu uso só será feito mediante a prescrição médica conforme determinação da Anvisa.

“Tanto a questão da Cloroquina quanto a da Ivermectina, desses tratamentos que tem sido colocado nas redes sociais. Todas essas questões estão sendo debatidas, tem sido avaliado e principalmente conversado com o nosso corpo técnico de médicos, toda equipe de enfermagem que trabalha mais na ponta com essas questões”, diz.

Os mesmo requisitos também valem para o medicamento Ivermerctina, que também está seguindo os padrões da Anvisa e só deve ser usado com através de prescrição médica, seguindo os protocolos médicos e assim evitar a auto medicação.

“É preciso ter o acompanhamento médico e esses medicamentos só serão administrados com prescrição médica”, reforça.

O prefeito disse que a equipe de saúde que está cuidando dos casos de Covid-19 em Restinga Sêca está sempre atualizada e sempre realizando testes.

“A nossa equipe de saúde está preparada, estuda diariamente, acompanha os casos, faz todo o levantamento, faz os exames.Ontem realizamos exames, e hoje(29) novamente, conforme o período que o teste foi realizado, foi feito outros para nós termos o menor erro possível”,aponta.

Sobre a sanitização já foram realizadas em torno de dez pela cidade. Os lugares prioritários são onde tem mais movimentação de pessoas.

Calçamentos.

Os calçamentos que estão sendo feitos em vários pontos da cidade que fazem parte da infraestrutra urbana do município.

“É um projeto que vínhamos trabalhando desde o inicio do nosso governo. E, infelizmente, ficou um pouco junto, porque os recursos federais acabaram sendo liberados nesse período de 2020, e muitos dos calçamentos estamos trabalhando para que aconteça”, disse

Está em início de colocação de tubulação na Vicente Cardoso, também esta em trabalho a  Rua Ricardo Muller, onde está sendo efetuado o rebaixamento da via. Essas obras fazem parte da etapa um e dois do Finisa que são de emendas parlamentares.

O prefeito falou que foram recebidas as primeiras parcelas e já foi dada a ordem de início na região do bairro São Luiz, da Rua Medium Chico Xavier, da Rua José Burmann, Rua Pedro Sena. Assim também como da Vila Felin, na Rua Antonio Berlarmindo Fontana.

“Estamos com o maior projeto de infraestrutura urbana que o município já viu neste momento”,  disse.

Posto Bela Vista ainda sem data de inauguração.

As obras ainda passam por alguns ajustes e continua sem data de abertura. Conforme o prefeito o motivo são as chuvas que atrapalharam.

“Tem algumas calçadas que precisam ser feitas, em outras ajustes pequenos, e acreditamos que logo podemos entregar para a comunidade”.

Melhorias na Escola Francisco Giuliani

A inauguração da obra que visa melhorar as dependências da escola esta marcada para o dia 11 de agosto. Haverá um novo refeitório, cozinha, deposito de merenda, vestiários e banheiros.

“Era a maior escola do município e ao tinha um refeitório, então fizemos toda esta obra para que os alunos possam comer em um lugar fechado, o que deve ser condizente com a Escola”, falou.

Outras obras em escolas do município foram apontadas pelo prefeito.

“No inicio do ano nós pintamos a escola Leonor Pires, as duas escolas de educação infantil,a Dezidério Fuzer também foi pintada no inicio do ano.”

O Novo CRAS será inauguração dia 07 de agosto.

O antigo Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) é dentro do entro Administrativo com aceso difícil. O novo CRAS está localizado no bairro São Luiz em um novo prédio e um espaço maior e mais amplo. E com o recurso que foi conseguido foi possível realizar a obra.

“Alguns dos nossos usuários do CRAS estão próximos a este bairro. O CRAS o CRES tem que estar mais próximos as pessoas e resolvemos centralizar tudo”, disse.

Retroescavadeira e um trator novo

O prefeito disse que um trator deve chegar ainda esta semana que será destinado a Associação dos Produtores de Santa Lucia, na divisa com santa Maria e São João do Polêsine. O velho trator que estava na associação será reformado e entregue para Associação de São Miguel Novo.

“Além disso, vamos receber uma retroescavadeira nova que será para Secretaria de Agricultura e estamos aguardando a liberação de recurso por parte do Governo Federal de um novo caminhão caçamba grande que vai para a Secretaria de Obras.”

Os dois anos do projeto da Coleta Seletiva e das Composteiras.

Completado dois anos do projeto da Coleta Sletiva, e o trabalho desenvolvido foi muito grande.

“Primeiro de um convencimento interno, nós termos a consciência que poderia dar certo , que era um projeto viável. E quando convencemos nossa equipe de trabalho que era viável começamos o trabalho com a Associação Força no Braço (Asfob), as escolas e com a comunidade”.

O projeto participou no 18° Prêmio Gestor Público, veja aqui.

“Estamos muito satisfeitos e felizes por ter e chegar nesses dois anos da Coleta Seletiva”.

O novo desafio são as Composteiras Domésticas. É um trabalho de organização e que vem sendo desenvolvido. Foi construído uma Composteira maior dentro do Horto Municipal.

“Vamos avançar ainda mais. Agora estamos trabalhando a condição de termos a troca de quem não tem condição de ter a sua Composteira em casa quer reaproveitar seu lixo. É preciso que se tenha um Maximo de reaproveitamento do lixo orgânico e também do seco” destacou.

Bairro São Luiz recebendo melhorais e o Estádio Municipal

Melhorias em calçadas no Centro comunitário e quadra esportiva do Bairro São Luis foi outro assunto em pauta.

“Estamos fazendo melhorias nas calçadas dos espaços públicos. Foram feitas calçadas em alguns pontos, como entre o centro Espírita e o Posto de Saúde, a região da praça Eli Alves da Costa nós fizemos as calçadas e estamos ajustando os pontos”.

Implantação de novas luminárias leds.

“Estamos chegado gradativamente com as luminárias leds e assim conseguir melhorar a iluminação publica em alguns pontos da cidade “, apontou.

Calçadas, ciclofaixa e iluminação do prolongamento da Avenida Júlio de Castilhos até a Vila Progresso estão entre os projetos que o prefeito está para realizar.

A rua principal da Vila progresso irá receber quase que em sua totalidade calcamentos. “Serão calçados 600 metros da rua principal da Vila Progresso”.

Autonomia dos municípios na bandeira do Estado.

Na reunião da AM centro foi discutido a questão da autonomeia dos municípios. Conforme falou o prefeito acredita-se que são a cidades que conhecem as suas realidades dentro das regiões das bandeiras.

“Se o governo do Estado está disposto a manter a autonomia dos municípios e fazer com que nós em termos de região podemos tomar as decisões mais adequadas para os município é o que devemos fazer sem fugir da responsabilidade como gestores”, finaliza.

Comentários