WhatsApp Image 2020-07-06 at 17.00.19.jpeg
1.jpeg
2.jpeg
3.jpeg
4.jpeg

Primeira microchipagem em equino foi realizada em Restinga Sêca

Valentim , um equino que aos 10 anos recebeu, nesta segunda-feira(6), o primeiro microchip que faz parte da microchipagem equina que a Prefeitura de Restinga Sêca está implantando e servirá como o registro do animal.

“Mais um passo muito importante na causa animal. E começamos a microchipagem com o Valetim, que tem como proprietário seu Elvino, que é um proprietário super responsável.”, conta a médica veterinária da Prefeitura, Giliara Saldanha. 

A microchipagem irá ajudar os animais que muitas vezes estão em situação de risco ou soltos em vias públicas e podendo causar acidentes, como já noticiado. 
O microchip é implantando de forma sub-cutânea através de um aplicador individual específico. Ele é um pouco maior que um grão de arroz. Nele está contido um número único, uma espécie de um código de barras para identificação do cavalo, e que é lido com um equipamento de scanner manual. 

O número consta na carteira de registro animal. Também há uma medalha com um adesivo do QR code que fica com o proprietário do animal. Ainda é entregue uma carteira que contem  todos os dados. Podendo se fazer alterações, como um documento de transferência, facilitando em caso de venda do animal.

O proprietário do Valetim , Elvino Barcelos, morador da Rua Augusto Rossi, achou muito importante a iniciativa e muito bom ter essa identificação.
“Se um dia ele sumir é mais fácil de localizar ele. E também de caso ele ficar solto ou algo, vai existir uma explicação dele estar naquele local”, disse Barcellos.
Os próximos passos serão a microchipagem dos equinos cadastrados e após uma busca ativa para os não cadastrados será realizada.

Pela Lei 3041/2014 é obrigatório solicitar o cadastro do equino.  Para quem ainda não o fez, deve ligar para Prefeitura Municipal pelo telefone 3261-3200 e falar com o a Vigilância de Saúde e passar os dados como nome, telefone e endereço, que anotado será visto um horário para que se possa fazer a microchipagem e o registro de forma gratuita.

Comentários