
Local onde é feito o procedimento. Fotos: Tribuna de Restinga e Assessoria de Comunicação da prefeitura de Restinga Sêca

Esforço de todos em prol da causa animal do município.

Placa da inaguração.

Sala onde é feito o procedimento

Balança para saber o peso do animal para que possa ser dado a medicação corretamente

Sala de esterilização dos materiais


O ambiente onde os animais permanecem antes e após a cirurgias

Os primeiros a serem castrados. Momoso e o Tom.

Local para higienização.


Microchipagem ja é inserida nos animais.
Inaugurado o Serviço Municipal de Esterilização e Controle Populacional de Animais
Foi inaugurada na manhã de hoje (3) a “Sala de Castração” do Serviço Municipal de Esterilização e Controle Populacional de Animais.
O espaço fica na Rua Cicero Meier, esquina com a Rua Santos Dumont, prédio da antiga Creche Municipal.
O serviço é fruto de um Projeto Lei em parceria entre Prefeitura e a Associação Protetora dos Animais de Restinga Sêca, o Focinhos de Restinga, e foi sancionado em dezembro de 2019 virando Lei.
“É uma conquista conjunta realizada pela Administração Municipal, mas com várias mãos envolvidas. Esse é o principal objetivo, controlar a população animal , principalmente a de rua, para que possamos ter uma efetiva política pública que venha contemplar estes animais.”, disse o Prefeito Paulo Ricardo Salerno.
Para Miriam Pinho, que é coordenadora do abrigo do Focinhos de Restinga, o serviço é de extrema necessidade.
“É de suma importância, pois a população animal é muito grande, e acaba se tornando um problema de saúde pública.”, disse.
Um dos idealizadores e que abraçou a causa para que se tivesse o serviço em Restinga Sêca, o Vereador Norton Soares, que também é voluntário da Associação Focinhos de Restinga, destaca o apoio e empenho da equipe do prefeito e de seus colegas vereadores.
“Nós estruturamos tudo primeiro para poder começar do zero os projetos. Tivemos o apoio do prefeito, dos colegas vereadores, que entenderam desde o primeiro momento a importância daqueles projetos de lei que estávamos propondo e foram grandes incentivadores e apoiadores”, defini o vereador.
O vereador também salienta e agradece à equipe técnica, e disse que sem essa equipe não se poderia avançar nesse que é o principal projeto.
“Saliento: a Saline Santos, que é a veterinária da prefeitura e atual presidente do Comupa, a Giliara Saldanha, que é medica veterinária e diretora da vigilância epimideológica do município, Emanuele Vargas, zootecnista, a Lenice de Carli , a Tasciele Kaiser, veterinária que chegou a pouco e que abraçou essa causa desde o início e a todos que de uma forma o outra ajudaram até o dia de hoje ”.
Os primeiros atendimentos gratuitos serão garantidos a animais abrigados por voluntários vinculados à associação "Focinhos de Restinga", a animais abrigados por protetores individuais, a animais de rua, reconhecidos como comunitários.
Os tutres de baixa de baixa renda que tiverem interesse em castarar os animais devem se dirigir até a Prefeitura Municipal e realizar um cadastro. O atendimento para castração também será de forma gratuita.
Os animais castrados também já sairão com a microchipagem em que constam informações sobre o animal.
Sobre o procedimento
Simbolizando a inauguração estavam dois gatos machos que passaram pelo procedimento.
“É um procedimento bem simples, são castrados e colocados alguns pontos. Após há um retorno, dentro de sete dias para que se tirem os pontos”, descreve a veterinária Tasciele Kaiser.
Comentários