WhatsApp Image 2020-07-03 at 13.53.06.jpeg
Local onde é feito o procedimento. Fotos: Tribuna de Restinga e Assessoria de Comunicação da prefeitura de Restinga Sêca
1.jpeg
Esforço de todos em prol da causa animal do município.
2.1.jpeg
Placa da inaguração.
2.3.jpeg
Sala onde é feito o procedimento
3.jpeg
Balança para saber o peso do animal para que possa ser dado a medicação corretamente
4.jpeg
Sala de esterilização dos materiais
5.jpeg
6.jpeg
O ambiente onde os animais permanecem antes e após a cirurgias
7.jpeg
Os primeiros a serem castrados. Momoso e o Tom.
8.jpeg
Local para higienização.
9.jpeg
10.jpeg
Microchipagem ja é inserida nos animais.

Inaugurado o Serviço Municipal de Esterilização e Controle Populacional de Animais

Foi inaugurada na manhã de hoje (3) a “Sala de Castração” do Serviço Municipal de Esterilização e Controle Populacional de Animais.

O espaço fica na Rua Cicero Meier, esquina com a Rua Santos Dumont, prédio da antiga Creche Municipal.

O serviço é fruto de um Projeto Lei em parceria entre Prefeitura e a Associação Protetora dos Animais de Restinga Sêca, o Focinhos de Restinga, e foi sancionado em dezembro de 2019 virando Lei.

“É uma conquista conjunta realizada pela Administração Municipal, mas com várias mãos envolvidas.  Esse é o principal objetivo, controlar a população animal , principalmente a de rua,  para que possamos ter uma efetiva política pública que venha contemplar estes animais.”, disse o Prefeito Paulo Ricardo Salerno.

Para Miriam Pinho, que é coordenadora do abrigo do Focinhos de Restinga, o serviço é de extrema necessidade.

“É de suma importância, pois a população animal é muito grande, e acaba se tornando um problema de saúde pública.”, disse.

Um dos idealizadores e que abraçou a causa para que se tivesse o serviço em Restinga Sêca, o Vereador Norton Soares, que também é voluntário da Associação Focinhos de Restinga, destaca o apoio e empenho da equipe do prefeito e de seus colegas vereadores.

“Nós estruturamos tudo primeiro para poder começar do zero os projetos. Tivemos o apoio do prefeito, dos colegas vereadores, que entenderam desde o primeiro momento a importância daqueles projetos de lei que estávamos propondo e foram grandes incentivadores e apoiadores”, defini o vereador.

O vereador também salienta e agradece à equipe técnica, e disse que sem essa equipe não se poderia avançar nesse que é o principal projeto.

“Saliento: a Saline Santos, que é a veterinária da prefeitura e atual presidente do Comupa, a Giliara Saldanha, que é medica veterinária e diretora da vigilância epimideológica do município, Emanuele Vargas, zootecnista, a Lenice de Carli , a Tasciele Kaiser, veterinária que chegou a pouco e que abraçou essa causa desde o início e a todos que de uma forma o outra ajudaram até o dia de hoje ”.

 Os primeiros atendimentos gratuitos serão garantidos a animais abrigados por voluntários vinculados à associação "Focinhos de Restinga", a animais abrigados por protetores individuais, a animais de rua, reconhecidos como comunitários.

Os tutres de baixa de baixa renda que tiverem interesse em castarar os animais devem se dirigir até a Prefeitura Municipal e realizar um cadastro. O atendimento para castração também será de forma gratuita.

Os animais castrados também já sairão com a microchipagem em que constam informações sobre o animal.

Sobre o procedimento

Simbolizando a inauguração estavam dois gatos machos que passaram pelo procedimento.

 “É um procedimento bem simples, são castrados e colocados alguns pontos. Após há um retorno, dentro de sete dias para que se tirem os pontos”, descreve a veterinária Tasciele Kaiser.

Comentários