4.jpg
Foto: Divulgação.

Comissão de Agricultura promove reunião emergencial

Em reunião virtual da Comissão de Agricultura, Pecuária e Cooperativismo, que ocorreu na tarde de terça-feira (09), que contou com 60 participantes, entre as quais, autoridades e lideranças ligadas ao setor primário gaúcho, foi anunciado, oficialmente, pelo Secretário de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural, Covatti Filho, que os agricultores familiares que compraram sementes, passarão a ter 60% de desconto no Programa Troca-Troca. Já aqueles que adquiriram sementes no Programa Troca-Troca Safrinha terão anistia do valor.

A informação foi dada pelo Presidente da Comissão, deputado Adolfo Brito, que reiterou que, ao invés dos R$ 115,00 a saca, terão até o dia 17 de junho para pagar R$ 64,00 pela semente. “No entanto, os deputados pretendiam a isenção total do pagamento, o que não ocorreu, segundo Covattinho, em razão da situação financeira do Estado”, comentou o parlamentar.

Brito destacou, ainda, a necessidade do Governo do Estado buscar, junto ao Governo Federal, a liberação imediata de créditos emergenciais já anunciados, de 20 Mil Reais para os pequenos, 40 Mil aos médios e 60 Mil para as outras faixas de produtores rurais.

Durante a reunião virtual, Adolfo Brito, assim como os demais participantes da vídeoconferência, solicitaram urgência na busca dos 35 Milhões de Reais, já definidos em Brasília, para a perfuração de poços artesianos e construção de redes d’agua nos municípios afetados pela estiagem.
“A situação está indefinida e no próximo dia 18 de junho, a Comissão de Agricultura acertou a presença dos secretários estaduais da Agricultura e Obras Públicas, respectivamente, Covatti Filho e José Stedile, quando será estabelecido formas para que efetivamente os recursos cheguem ao interior e atendam as comunidades que tiveram prejuízos com a estiagem”, finalizou Brito.

Participaram da reunião virtual de hoje, ainda, o presidente da Alrs: Ernani Polo, líder do Governo: Frederico Antunes; presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária Gaúcha: Edson Brum; vice-presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária Gaúcha: Elton Weber; deputados membros da Comissão de Agricultura, Pecuária e Cooperativismo; pela Casa civil: Bruno Silva; Secretaria da Fazenda: Bruno Jatene; Fetag: Carlos Joel da Silva; Farsul: Luiz Fernando Pires; Fetraf: Vilson Alba / Maytê Ramos Pires; Famurs: Ismael Horbach; Unicafes: Gervásio Plucinski.

Informações: Assessoria do Dep. Adolfo Brito

Comentários