WhatsApp Image 2020-05-25 at 19.22.19.jpeg
Foto: Assessoria de Imprensa do Dep. Heitor Schuch

Proposta de Schuch libera resgate do saldo do FGTS para os trabalhadores demitidos que aderiram ao saque aniversário

Milhares de trabalhadores que aderiram ao saque-aniversario do FGTS e foram demitidos agora em função da crise do coronavírus estão impedidos de receber o saldo do fundo. Isso porque as regras prevêem que por dois anos quem optar por essa modalidade  não pode receber o valor em caso de demissão sem justa causa. 

Preocupado, o deputado Heitor Schuch (PSB/RS) está trabalhando para para reverter essa situação que, em meio à pandemia que estamos vivendo, já provocou um grande número de demissões. O parlamentar vai apresentar emenda à Medida Provisória 927/2020, que está na pauta para ser votada nesta quarta-feira (27) na Câmara e trata de questões trabalhistas durante a situação de emergência sanitária. O objetivo é permitir que enquanto durar o estado de calamidade pública no país os trabalhadores que estão no saque-aniversário e foram demitidos possam receber o saldo do FGTS. "Vivemos um estado de absoluta excepcionalidade, uma crise econômica sem precedentes, com demissões em massa. Não é justo que esses trabalhadores não possa sacar um dinheiro que é seu, justamente no momento que mais precisam. Milhares de pessoas estão nessa situação", afirma Schuch.

O deputado está buscando apoio entre os demais partidos e lideranças a fim de construir acordo para aprovação da proposta em plenário. "Nossa expectativa é positiva, acreditamos que a base do governo não sera insensível às tantas famílias que precisam de ajuda nessa hora". 

Além da emenda, Schuch protocolou um projeto de lei tratando da mesma questão. A intenção é atacar em duas frentes, se o caminho mais rápido não funcionar, via votação da MP, ainda existe a possibilidade de aprovação da segunda proposta. 

Informações: Assessoria de Imprensa do Dep. Heitor Schuch

Comentários