WhatsApp Image 2020-03-05 at 11.00.12.jpeg
Foto: Arquivo/Tribuna
2948b23b-96db-4f21-a4e5-594caf6aba3f.jpg
Foto: Divulgação

Nível da barragem de Restinga Sêca exige atenção

Com a chegada da pandemia do Coronavírus a atenção dada para água é maior ainda. Ela é essencial para higiene que combate a Covid-19.

Com o número de pessoas nas residências pode deve haver um pouco de cuidado com o consumo de água, que certamente aumentou. O Panorama Geral, da rádio Líder FM 104.9, conversou com o gerente da Corsan de Restinga Sêca e Formigueiro, Mauro Schünke a respeito de como está o abastecimento, o nível da barragem, se os números mudaram da última conversa que o Tribuna fez, leia aqui.

Conforme Schünke, o consumo está alto, um aumento de 20%, e o pensamento de racionamento também já é real. A barragem está baixando seis centímetros ao dia. Em comparação, ao verão, o nivel da água baixa dois centímetros, em média, e no inverno a média é de um centímetro ao dia.

“A barragem está baixando demais. Peço para a população que poupe água”, destaca.

Nesse cenário, o abastecimento de água em Restinga Sêca, sem que haja chuva, poderá ser de 30 a 40 dias, mas a qualidade da água será afetada.

 “Solicitamos pelos meios de comunicação local que poupe água, e a maioria está ajudando, mas tem uma minoria que não está ajudando. E logo, logo, se continuar assim vamos ter que partir para o racionamento e ai vai prejudicar todos”, disse.

O gerente disse que está sendo trabalhado junto à Prefeitura de Restinga Sêca para que seja feito um decreto para aplicar multas para quem cometer um ato de desperdício de água.

Scünke diz que a ideia proposta já existe em alguns municípios, como Venâncio Aires ,vem adotando de uma aplicação da multa para aqueles que não respeitarem o pedido de ajudar a racionar água, e estão lavando calçadas, janelas entre outras atividades que poderiam ser evitadas.

“A ideia seria uma multa de R$ 300,00 e se reincidência o corte do abastecimento na residência. Não queremos chegar a esse ponto”, salienta.

A barragem baixando o nível fica mais difícil cuidar da qualidade da água.

“Tu vai pegar mais a decomposição da matéria orgânica, mais matéria orgânica e cada vez mais do fundo, pega barro e acaba entupindo as bombas com sujeira e fica mais difícil também o tratamento. Não podemos deixar ao extremo”, frisa.

Conforme Schünke, pegar água de açudes de outras localidade para abastecer a barragem , solucionaria o problema por três, quatro dias possivelmente , mas seria um transtorno e caro de se fazer. “A esperança é que venha uma boa chuva”, diz

Agora, com a pandemia o pensamento e a recomendação é que se utilize a água para comida e higiene pessoal.

A respeito da obra de puxar água do rio Mirim para abastecimento da barragem, a obra está na fase de ligação da luz, e o tempo para finalização da obra depende de alguns detalhes que travaram o andamento, mas algo de duas semanas poderá estar finalizada.

O gerente foi questionado sobre o Projeto de Lei do Legislativo 0001/2020, que por solicitação do consumidor, instale o equipamento ou aparelho eliminador de ar na tubulação de abastecimento de água que antecede o hidrômetro de seu imóvel.

“Eu só vou poder falar melhor quando chegar a Lei até a Corsan, e assim poderei encaminhar para a Agência Estadual de Regulação dos Serviços Públicos Delegados do Rio Grande do Sul (AGERGS) e aguardar a reposta".

A Corsan de Restinga Sêca não vai mais possuir telefone. Devido a uma norma da Corsan os atendimentos serão 24h e feitos pelo 0800.646.6444 que está na conta de água.

O atendimento também poderá ser feito através do chat pelo site www.corsan.com.br em que pode se encontrar a central de serviços e as redes sociais para fazer reclamações e solicitações. Outra maneira é o app da Corsan disponível para baixar para celular.

Aqui vai algumas dicas que a Prefeitura Municipal e a Cosan trazem para a população:

Elimine a prática de lavar calçadas, quintais ou carros utilizando a mangueira. Se possível não lavar nessa época.

Mantenha a torneira fechada quando não estiver usando a água, como lavar a louça e a roupa.

 Ao escovar os dentes e se barbear, deixe a torneira fechada.

 Na hora do banho, procure se ensaboar com o chuveiro desligado, de preferência o banho deve ser rápido.

Utilize regador para colocar água nas plantas, em vez de mangueira.

Evite lavar o carro. Se for extremamente necessário utilize um balde ao invés de mangueira.

Se for viajar, feche o hidrômetro (mais conhecido como “Relógio da água”).

Comentários