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Barragem está com 80 cm abaixo do nível normal.
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Fotos: Tribuna Online.

Nível da barragem, gosto da água entre outros assuntos com o gerente da Corsan de Restinga Sêca Mauro Schünke

O Tribuna de Restinga conversou na tarde de quarta-feira (4) com o novo gerente interino da unidade da Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) de Restinga Sêca Mauro Schünke, que assumiu nesta semana e falou sobre o nível da barragem, o gosto da água e outros assuntos.

O nível da barragem está bom, mas tem que ser  monitorado constantemente.

“O nível da barragem normal de 4,10m e no momento hoje esta com 3,20 m. Então estamos com 80 cm abaixo do nível normal de quando a barragem está com toda carga”, disse.

O monitoramento é feito diariamente e enviado para análise nas superintendências de Santa Maria e Porto Alegre.  Se houver algum problema de nível da barragem, ele seja detectado e medidas de precaução possam ser tomadas  para evitar o racionamento.

Segundo Schünke, nos dias normais do verão o nível baixa cerca de dois centímetros. No inverno cerca de um centímetro de lâmina de água por dia. A preocupação é que atualmente o nível está baixando quatro centímetros por dia.

“Ela preocupa, pois a gente está operando cerca de 20% a mais do que normalmente operávamos em outros verões”, salienta.

Apesar do consumo maior ainda não está em níveis de emergência. Sabe-se que o calor constante e falta de chuvas causam a evaporação. Mas o gerente pede para que a população tenha  uma conscientização e tome precauções para não desperdiçar água.

“Peço para população ter uma conscientização de não lavar o carro, de não aguar a grama, de não lavar a calçada, de cuidar para não desperdiçar água, e poderemos no futuro, já que não está marcando chuva logo, ter problemas e pedimos que a população tivesse esse cuidado com a água. Não é um racionamento é um cuidado”, salienta.

Caso tenha um período de estiagem longo a barragem de Restinga Sêca pode abastecer a cidade entre dois a três meses.

 “Peço essa ajuda à população que tenha essa conscientização para que não tenhamos esse problema”.

Medidas também estão adotadas. Como a obra de captação do Vacacaí –Mirim. Esta obra irá ajudar. Mas é preciso que chova, pois o rio também está baixo e pode haver problemas na captação.

Formigueiro.

Mauro Schünke, também é responsável pela gerência a Corsan de Formigueiro. E na barragem do município o nível baixou um metro e trinta, mas como é uma cidade menor a capacidade de armazenamento é grande, por isso o nível está bom. O tempo estimado, caso não haja chuvas para ter o abastecimento, é de seis meses.

Mas o nível também está baixando mais que o normal, pela questão da evaporação e também pela questão do consumo das pessoas estarem elevado por conta do calor.

“Pedimos também que as pessoas da cidade de Formigueiro tenham essas conscientizações e ter os cuidados para não desperdiçar água”.

Gosto da água.

A população de Restinga Sêca está com uma reclamação sobre o gosto da água.  Esse gosto que está ocorrendo é devido ao nível estar baixo.

“Quando bate o sol nas partes mais rasas as vegetações se decompõe e no momento que seca a barragem essas vegetações ficam diretamente no sol e fica uma parte decomposta e isso causa o gosto na água. Também tirando água quando está mais rasa pega um pouco de barro e ocasiona essa questão”, explica.

Para sanar o problema está sendo colocado desde o meio de fevereiro carvão ativado e espera-se que solucione. São cerca de 20 miligramas por litro aplicados diariamente.

“A reclamação é muito pouca que nos chega, acreditamos que dentro de poucos dias este gosto possa passar”, diz

O gerente pede que se ainda tiver gosto em algum ponto da cidade faça um pedido para a Corsan de Restinga Sêca que será avaliado o problema.

“Nós vamos lá e fazemos o expurgo da rede, talvez seja uma ponta de rede onde possa ter uma água parada e vamos lá fazer a descontaminação, fazendo circular essa água”.

Novas maneiras de atendimento para o consumidor.

A Corsan de Restinga Sêca não vai mais possuir telefone. Devido a uma norma da Corsan os atendimentos serão 24h e feitos pelo 0800.646.6444 que está na conta de água.  O atendimento também poderá ser feito através do chat pelo site www.corsan.com.br em que pode se encontrar a central de serviços e as redes sociais para fazer reclamações e solicitações. Outra maneira é o app da Corsan disponível para baixar para celular.

O atendimento pode ser feito na unidade da Corsan de Restinga Sêca localizado na Avenida Júlio de Castilhos 1305, ao lado da antiga prefeitura.

“Em um primeiro momento pode se pensar que não se tem telefone e eu preciso ir à Corsan, não é necessário, tudo pode ser feito tudo pelos canais digitais hoje”.

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