27.02.20 - Comissão de Agricultura.1 - Foto_Vinicius Reis.jpg
Foto: Vinicius Reis/ Assessoria do Deputado Adolfo Brito

Comissão de Agricultura dá foco a questão da estiagem e já se preocupa com coronavírus

Em reunião ordinária da Comissão de Agricultura, Pecuária e Cooperativismo, realizada na manhã de hoje (27/2), presidida pelo deputado Adolfo Brito (Progressistas), os parlamentares fizeram diversos relatos de atividades ligadas ao setor agropecuário.

Em nome da Comissão, o deputado Edson Brum (MDB) fez um relato de uma reunião realizada com o deputado Elton Weber junto a direção do Banrisul, na busca de renegociação de dívidas de custeio ou investimento para produtores e municípios atingidos pela estiagem. Conforme o parlamentar, o banco já está negociando com produtores atingidos pela estiagem.

Já o deputado Zé Nunes (PT) fez um relato de uma reunião que teve em Brasília, na Aneel, pleiteando o incentivo ao biogás no estado. A deputada Zilá Breitenbach (PSDB) vai retomar o trabalho com o biogás e biodiesel, a qual ela já vem trabalhando há alguns anos.

O deputado Zé Nunes também relatou a visita que fez à Secretaria de Agricultura de Santa Catarina, na busca de conhecer programas do estado voltados ao pequenos agricultores. O presidente Adolfo Brito solicitou que o parlamentar encaminhe a Comissão um relatório da visita e aponte algumas sugestões que serão encaminhadas a Secretaria de Agricultura do Rio Grande do Sul. Brito reforçou que desde 2018 trabalha com o estado vizinho programas de qualificação para a melhoria de qualidade da energia elétrica no interior, e citou a necessidade de um trabalho voltado a irrigação aos pequenos produtores, sendo que já foi constituída uma subcomissão para trabalhar esse tema e, após a conclusão, ser apresentado ao governador.   

O vice-presidente, Vilmar Zanchin (MDB), confirmou uma reunião com a administração do município de Camargo, que sofreu um forte temporal na última terça-feira e ressaltou os impactos no setor agrícola que o coronavírus pode trazer ao estado. O deputado Adolfo Brito sugeriu discutir o tema em uma audiência Pública conjunta com a Comissão de Saúde, que debaterá o tema.

Informações: Assessoria do Deputado Adolfo Brito

Comentários