WhatsApp Image 2020-01-13 at 11.27.31.jpeg
Foto: Tribuna Online

Em entrevista, atual presidente da Câmara de Vereadores de Restinga Sêca, Andre Tonetto, fala dos Projetos de Lei e sua expectativa como presidente do Legislativo de Restinga Sêca.

O vereador e atual presidente da Câmara de Vereadores de Restinga Sêca, Andre Tonetto, concedeu uma entrevista na manhã desta segunda-feira (13), para o programa Panorama Geral, da rádio Líder Fm 104.9, onde  fala sobre seu mandato, os projetos de lei da casa e a projeção do mandato como presidente do Legislativo.

O atual presidente foi questionado a respeito do mandato de vereador nos últimos três anos. Tonetto afirma que foram anos de aprendizado e gratificantes. “Era sempre uma dúvida de como iria ser esses anos como vereador, eu tenho gostado bastante, tenho participado bastante das discussões do município. Passamos por situações um pouco difíceis, como alguns projetos que não são tão eficientes em trazer um bem para comunidade, mas se pensa sempre no município.”, disse. Quanto a legislar a experiência o cativou. “ É uma boa experiência, sempre convido para que as pessoas possam ir mais no legislativo, frequentar mais a Câmara, que discutam que ajudem a construir uma cidade melhor.”, completa.

Em relação aos Projetos de Lei aprovados em 2019, Tonetto cita Projeto De Lei de Iniciativa Popular 01/2019 que proíbe a distribuição de sacolas plásticas pelo comércio de Restinga. Na opinião do vereador mudar muito o habito das pessoas, e o projeto ainda gera discussões, e que não esta se aplicando. “É um projeto delicado ainda, mexe com o interesse da população. Eu sei que o Executivo já começou com uma campanha com sacolas que são de material reciclado nas Tunas e a Aci está se organizando para uma campanha. Há pouco tempo tivemos uma reunião com o prefeito e ele pensa em fazer algumas propostas para algumas mudanças. A comunidade pode ficar tranquila, que o Legislativo e o Executivo estão flexíveis a qualquer mudança que se pode ter na Lei.”, diz.

Sobre a questão de geração de empregos, o vereador sabe que a cidade é deficitária, e que os esforços em conjunto do executivo com o legislativo estão criando projetos  e se está sempre com algum planejamento sendo feito para atrair empresas e poder gerar mais empregos para cidade.

O recanto Maestro está sempre em pauta. Na opinião do vereador o local deve ter uma identidade com Restinga Sêca. E os projetos aprovados, o Projeto de Lei nº 76/2019 que declara zona urbana o Recanto Maestro e  o Projeto de Lei Complementar 0004/2019 de autoria do Poder Executivo altera a redação da Lei Complementar nº 13/2018 - Código Tributário Municipal.  Ela reduz alíquota da rede hoteleira de 3% para 2%. “Acho que o município só ganhou, pois ano passado não recebeu nenhum real desse tipo de serviço.”, disse.

Questionado sobre como vê a administração da prefeitura , para o vereador, a administração do prefeito Paulo Salerno vem atendendo as expectativas, tanto no interior quanto na cidade e que existem problemas que ao longo dos anos vem se tentando solucionar.

O ultimo assunto é a presidência da Câmara que ele assumiu em 2020, no seu ultimo mandato. Tonetto diz que será um bom mandato, que os colegas vereadores são flexíveis e discutem todas as questões.  E espera que no seu mandato seja feito um bom trabalho, mesmo sendo novo o cargo. “É uma coisa bastante nova, por mais que eu tenha acompanhado os outro presidentes, quando se senta lá e se vê realmente os problemas e burocracia, todos se surpreendem e tem um pouco de receio, mas creio que será um bom mandato.”, finaliza.

Comentários