soja.jpg
Foto: Assessoria de Imprensa Heitor Schuch

Estiagem no RS: Schuch mobiliza Mapa e bancada gaúcha

Presidente da Frente Parlamentar da Agricultura Familiar, o deputado Heitor Schuch (PSB/RS) formalizou hoje à ministra da Agricultura, Tereza Cristina, a preocupação com a estiagem que está afetando o Rio Grande do Sul e provocando perdas nas lavouras gaúchas, especialmente de milho e soja plantada mais cedo. Em roteiro pelo interior, o parlamentar pode comprovar os prejuízos. Situação que, segundo ele, fica ainda mais alarmante com as previsões climáticas que indicam um período longo de chuvas escassas no Estado. "Os agricultores clamam por socorro governamental", destaca Schuch.

   O deputado também já solicitou reunião emergencial da bancada gaúcha com entidades ligadas à agricultura - Fetag, Famurs, Farsul, Fecoagro, Emater e a Secretaria da Agricultura do Estado  - para se ter um quadro atualizado da estiagem e as providências a serem tomadas em Brasília para minimizar os prejuízos. A expectativa é de que o encontro seja marcado para os próximos dias.

  Para Schuch, além de medidas emergenciais, é preciso avançar num plano de infraestrutura, com a construção de açudes , barragens, sistemas de retenção da água e irrigação, ações preventivas, e não apenas incentivar  "a adoção de seguro para engordar as seguradoras".  "Nosso temor é que se repita aquela seca terrível de 2005, quando voltou a chover regularmente somente em março, com perdas gigantescas e na economia dos municípios e do Estado. Só que, de lá para cá o que se fez de ações concretas de combate e prevenção?", questiona. 

Fonte: Assessoria de Imprensa Heitor Schuch

IDENTIFIQUE-SE E LEIA A NOTÍCIA COMPLETA!


Já é assinante?

ENTRE AQUI

Não sou assinante

Assinar

Comentários