81786508_2756932231036883_814008113475616768_n.jpg
Equipe na noite do dia 31 no rompimento do cabo de alta tensão.
81012648_2756932487703524_6215265706825482240_n.jpg
Cabo rompido no dia 31 de dezembro.

Em entrevista, Mariza Bozetto fala sobre as quedas de energia elétrica em Restinga Sêca

Restinga Sêca sofre com as quedas de energia elétrica dia e noite. A diretora presidente da Nova Palma Energia, Mariza Bozetto, concedeu uma entrevista nesta quinta-feira (2) ao programa Panorama Geral, da rádio Líder FM 104.9, e falou sobre os casos ocorridos.

O calor excessivo que está ocorrendo ultimamente é um fator para essas quedas.  A sobrecarga também é provocada pelo aumento do consumo, além do superaquecimento do sistema. Com esses fatores, a capacidade se torna insuficiente para atender a demanda de consumo de energia. E especialmente nesta época do ano quando existem casa,escritórios que estão com os aparelhos de ar condicionado em funcionamento.  “Nós temos que lembrar que nessas temperaturas elevadas, ocorre de todo mundo estar ligando o ar condicionado, e esses fatores acabam causando, no sistema, uma sobrecarga.”, diz.

Um dos casos ocorridos da falta de energia, na madrugada do dia 31 de dezembro de 2019, Mariza diz que a demora foi por conta de todo o efetivo da Nova Palma Energia estar em Silveira Martins, consertando outro problema, e  por isso se deu a demora para religar novamente a rede em Restinga Sêca.

No mesmo dia 31, por volta das 22h, um cabo de alta tensão na Rua Francisco Giuliani rompeu devido à sobrecarga. Nesse caso a empresa chegou quase que prontamente ao local.“O sistema já está sobrecarregado e com isso existe uma dilatação dos cabos. O que ocorreu ali, com o excesso de calor e as pessoas consumindo ao mesmo tempo, em algum lugar vai estourar, e acabou sendo no cabo.”, disse.

Quanto aos valores na conta, quando ocorrer uma queda de luz o valor será devolvido para o cliente. “Cada vez que faltar energia, a gente devolve o valor. Aquele tempo que o cliente está sem energia ele não será onerado na sua fatura, e assim a empresa arca com essa despesa.”, aponta.

Mariza pede compreensão às pessoas, pois sistemas elétricos são complexos e podem ocorrer falhas, mas a Nova Palma Energia, segundo ela, tentará solucionar o mais rápido possível qualquer problema que ocorrer. E ela entende a reação das pessoas. “Nós entendemos que nosso serviço é uma prestação de serviço continuado, energia elétrica ninguém vive sem hoje.”diz.

As quedas de energia elétrica podem ser solucionadas com a chegada da subestação de energia elétrica Candelária 2. Mariza foi até o Ministério Público de Faxinal e também pediu ajuda de vereadores e prefeitos da Quarta Colônia para que a obra seja inaugurada logo. Conforme o MP foi feita uma reunião e o prazo ficou acertado pata fevereiro, confira nota aqui. A Prefeitura de Restinga Sêca e a Câmara de Vereadores já emitiram uma nota conjunta sobre as quedas, veja aqui.

Fotos: Arquivo/Tribuna

Comentários