80804035_1752855351522925_5203926798403895296_n.jpg
Foto: Divulgação.

NOTA CONJUNTA DA CÂMARA E PREFEITURA MUNICIPAL

Ainda em 1º de fevereiro de 2019, Câmara e Prefeitura oficiaram o Ministério Público solicitando providências junto à empresa concessionária dos serviços de energia elétrica em decorrência das inúmeras quedas do fornecimento de energia. Além disso, já foram feitas inúmeras cobranças diretamente à concessionária. No entanto, é importante deixar claro que o serviço de energia é uma concessão federal e que os municípios não tem poder para fazer mais do que já se fez tantas vezes: apresentar reclamação, cobrar providências, fazer audiência pública, acionar o Ministério Público, etc.

Também é importante deixar claro que o que está causando as quedas de energia é a sobrecarga provocada pelo aumento do consumo e pelo superaquecimento do sistema em função do calor extremo. Não há mais capacidade suficiente para atender a demanda de consumo de energia que ocorre especialmente nessa época do ano, quando quase todas as casas estão com os aparelhos de ar condicionado em funcionamento.

Por isso, toda a região central do estado aguarda a conclusão da obra da subestação Candelária 2, que ampliará o fornecimento e a partir daí sim haverá condições de distribuir energia com a qualidade necessária para atender à demanda dos consumidores da nossa região. Esta obra, de responsabilidade da empresa Tesb/Ceee-GT, deveria estar pronta desde 2013, mas se arrasta até hoje. Conforme notícia veiculada no site do Ministério Público em 17/12/2019 (disponível em https://www.mprs.mp.br/noticias/50476/), a conclusão está prevista para o dia 24 de fevereiro de 2020 e o próximo passo será a obtenção da licença de operação junto à Fepam.

Prefeitura e Câmara seguem atentas e cobrando as devidas providências para a conclusão da obra a fim de garantir dignidade de atendimento ao povo restinguense.

Fonte: Prefeitura de Restinga Sêca.

Comentários