991A04D7-375B-4BE9-A4C8-10548C04C5DB.jpeg

Marcha dos Vereadores da Quarta Colônia e região em Porto Alegre encerrou nesta quinta

Encerrou nesta quinta-feira (30) a edição deste ano da Marcha dos Vereadores da Quarta Colônia a Porto Alegre. Os representantes do Poder Legislativo de Restinga Sêca, Faxinal, Silveira Martins, Dona Francisca, Nova Palma, Pinhal Grande, Ivorá, São João do Polêsine, Paraíso do Sul, Formigueiro e Agudo estiveram durante dois dias em Porto Alegre, no Plenário João Neves da Fontoura, o Plenarinho, na Assembleia Legislativa, para tratar as demandas de sua região e municípios com as secretarias do Estado competentes. 

No segundo dia de reuniões no Plenarinho, os vereadores pela manhã tiveram encontro com o secretário de Obras e Habitação do Estado, José Stédile. A pasta foi cobrada pelos legisladores acerca da perfuração de postos artesianos e abastecimento de água nos municípios. Na sequência, representantes da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural também tiveram lugar na tribuna para ouvir as solicitações da Marcha referentes à secretaria.

À tarde, as reivindicações regionais e locais da Marcha em saúde foram defendidas para a Diretora do Fundo Estadual de Saúde, Arita Bergmann, e para Meriana Farid, do Departamento de Assistência Hospitalar e Ambulatorial do Estado. A Secretaria de Saúde foi a única elogiada entre os vereadores. Logo após, o Diretor Geral da Secretaria de Educação, Paulo Magalhães, também participou da programação da Marcha e recebeu as demandas da região para sua pasta.

O presidente do Poder Legislativo da Quarta Colônia e região, Ubirajá Falcão da Rochade Faxinal do Soturno, avalia que a Marcha cumpriu seu papel:

"Foram dois dias de muito trabalho. Somos gratos a todos os deputados que foram votados em nossa região e nos prestigiaram com a sua presença. Iremos acompanhar o andamento de nossas demandas aqui apresentadas e organizaremos uma reunião no mês que vem para realizar o balanço do movimento deste ano", explica Falcão.

Essa foi a 14ª Marcha do Poder Legislativo da Quarta Colônia na capital. Essa edição reuniu cerca de 100 vereadores de 11 Câmaras Municipais em dois dias de reuniões com pastas do Governo no Plenarinho. A Câmara de São João do Polêsine será a próxima organizadora da Marcha

Restinga Sêca na Marcha

Durante a Marcha, os vereadores de Restinga Sêca enfatizaram quatro principais pontos aos Secretários e ou representantes das pastas do Estado que estiveram na Tribuna do Plenarinho. Além de reivindicar a elaboração de um processo licitatório para a criação de um projeto para a construção de uma nova ponte nas Tunas ontem (defendida pelo vereador Norton Soares (MDB)), os legisladores apresentaram outras três demandas locais na Marcha:

Nelson Trindade (PDT) (a partir do minuto 3'30") defendeu a construção de um refúgio no perímetro urbano da ERS-149, próximo à filial de Restinga da Cooperativa Tritícola Sepeense. Seu colega de partido, Caio Magoga explanou sobre as dificuldades no repasse do Estado para o Hospital de Caridade São Francisco e no agendamento de exames através do Sistema Único de Saúde (SUS).

Tiago Cantarelli (MDB) e Elton Almeida (PSDB) solicitaram a reavaliação da medida do Estado que, caso efetivada, pretendia encerrar as atividades de um turno da Escola Estadual de Ensino Fundamental Marcelo Gama, na localidade de Jacuí, interior de Restinga Sêca. O educandário atende cerca de 100 alunos e, conforme os vereadores, esta medida traria transtornos para os estudantes, especialmente das séries iniciais, que seriam realocados em escolas urbanas - 40 km de distância de suas casas.

 

Confira as demais demandas elencadas pela Câmara restinguense que também foram pautadas na capital:

– Colocação de lombadas eletrônicas ou redutores na RSC – 287, no acesso à comunidade de Vila Rosa, e nas proximidades do Posto Fuzer, em São Miguel Novo

– Construção de refúgio e a colocação de quebra-molas nas proximidades do Centro de Eventos

– Fornecimento de licença de recuos para a construção das paradas de ônibus

– Construção de um refúgio na ERS-149, em frente a Agropecuária Cotrisel e que sejam retirados os tachões na ERS-149, em frente a entrada da Olaria Bellé.

– Mais vagas para consultas especializadas e para exames especializados de média e alta complexidade.

 

Demandas regionais:

– Asfaltamento da ERS-348, entre Faxinal do Soturno/São João do Polêsine até Ivorá

– Conclusão do asfalto da ERS-149, entre Nova Palma e Pinhal Grande

– Asfaltamento da estrada que liga os municípios de Agudo e Ibarama

– Pavimentação da estrada que liga a RSC-287, em Contenda, até a Vila Paraíso

– Construção de uma nova ponte sobre o Rio Vacacaí, na ERS-149, entre Restinga Sêca e Formigueiro

– Duplicação da RSC-287, do trecho de Tabaí a Santa Maria

– Implantação do Sistema Integrado de Monitoramento (SIM) e aumento de efetivo da Brigada Militar e Polícia Civil

– Incremento do Programa de Calcário

– Abertura do Hospital Regional de Santa Maria

– Repasse em dia dos hospitais e prefeituras

– Atendimento de plantão do IML de Santa Maria

Comentários