meningite.jpg

Médico infectologista realizou palestra sobre meningite na Escola Francisco Manoel

O médico infectologista Felipe Zancan Ferrigolo, de Santa Maria, realizou palestra na Escola Francisco Manoel sobre meningite nesta quinta-feira (16). A vinda do infectologista ao município se deu pelo repentino caso de meningite bacteriana em Restinga Sêca registrado no início desta semana. A criança de 11 anos, estudante do 5° da escola, acabou falecendo vítima da doença, fato que deixou a comunidade alarmada.

"Minha fala foi no sentido de tranquilizar a comunidade sobre os riscos de um surto da doença no município. O caso de meningite registrado aqui em Restinga foi uma fatalidade. A doença desenvolveu-se na criança, ela não contraiu de terceiros e não infectou ninguém próximo a ela. É importante deixar claro isso à população: de que não há risco de um surto de meningite na cidade", explica o médico infectologista do Hospital Universitário de Santa Maria, Felipe Zancan.

"A criança que acabou falecendo já apresentava fatores facilitadores ao desenvolvimento desta enfermidade. Não há ligação nenhuma com o caso de meningite viral que tivemos no início do ano e, caso ocorra outro num próximo momento, também não haverá ligação com este. Este (caso) é isolado", aponta Felipe.

"A vacinação via laboratórios particulares é uma opção sempre - não somente quando há uma morte por meningite. Para evitar esta ocorrência de meningite bacteriana que tivemos, ela (vacinação) seria pouco efetiva, visto que a menina já possuía um histórico clínico facilitador. Porém, a vacina é uma proteção a mais para as outras formas que a meningite pode se manifestar", aponta Felipe.

O médico palestrou durante cerca de 2h30 para um auditório lotado de pais e/ou responsáveis dos alunos da escola. Ao final, o infectologista ainda tirou dúvidas gerais dos presentes quanto à meningite e seus tipos. Exames já realizados definiram que a bactéria causadora do caso de meningite registrado nesta semana no município é streptococcus e também determinaram que ela não é contagiosa.

Após três dias de luto, a Escola Francisco Manoel retomou normalmente suas atividades no início da manhã de hoje (17).

 

O QUE É MENINGITE?
A meningite é um processo inflamatório das meninges, membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal. Pode ser causada por diversos agentes infecciosos, ou também por processos não infecciosos como, por exemplo, medicamentos e neoplasias. 

Entre os agentes infecciosos, as meningites bacterianas e virais são as mais importantes do ponto de vista da saúde pública e clinico, devido a sua magnitude, capacidade de causar surtos e, no caso da meningite bacteriana, a gravidade.

No Brasil, a meningite é considerada uma doença endêmica, deste modo, casos da doença são esperados ao longo de todo o ano, com a ocorrência de surtos e epidemias ocasionais. A ocorrência das meningites bacterianas é mais comum no outono-inverno, e das virais na primavera-verão.

SINTOMAS
A meningite é uma síndrome na qual, em geral, o quadro clínico é grave, por isso no momento em que achar que você ou alguém pode estar com sintomas de meningite deve procurar atendimento médico o mais rápido possível. Um médico pode determinar se você tem a doença, o tipo de meningite e o melhor tratamento. 

Os sintomas da meningite incluem início súbito de febre, dor de cabeça e rigidez do pescoço. Muitas vezes há outros sintomas, como: mal estar , náusea, vômito, fotofobia, status mental alterado (confusão). Com o passar do tempo, alguns sintomas mais graves de meningite bacteriana podem aparecer, como: convulsões, delírio, tremores e coma.

*Fonte: Ministério da Saúde

Comentários