simbolo.jpg

PL quer tornar obrigatória a inclusão de símbolo do autismo em placas de atendimento preferencial

Nesta segunda-feira (22) foi realizada mais uma sessão ordinária no Plenário da Câmara de Vereadores de Restinga Sêca. Foi votado e aprovado apenas um projeto que constava na ordem do dia: Projeto de Lei Ordinária do Executivo 0025/2019, que autoriza o Executivo Municipal a transmitir gratuitamente um terreno da municipalidade à Mitra Diocesana de Santa Maria – Paróquia de Restinga Sêca. Também foi dada entrada na Casa a um PL que prevê a inclusão do símbolo do autismo (foto) em placas de atendimento preferencial em estabelecimentos que possuem o serviço no município. A proposta é de autoria do presidente da Câmara, o vereador Norton Soares (MDB):

"Aparentemente ele é uma iniciativa simples, mas que impacta de forma positiva na vida daqueles que possuem o Transtorno do Espectro Autista (TEA). Muitas vezes as pessoas deixam de sair de suas casas com seus filhos que possuem este transtorno justamente por temerem uma crise, ou ainda enfrentam dificuldade em explicar que a criança autista. Isso acaba excluindo o portador deste convívio social", argumenta Norton.

"Cada estabelecimento que possui atendimento prioritário, deverá incluir o símbolo do TEA na placa informativa. Nossa iniciativa abrange apenas locais privados, porém já solicitamos ao Executivo que abrace a causa e também estenda essa medida às repartições públicas. Com esse PL acreditamos que, além de facilitar a vida deles - cuidadores/portadores do autismo, também fomentaremos um debate à sociedade sobre inclusão.", salienta o vereador.

O Projeto deve passar pelas comissões da Casa durante esta semana e, na próxima sessão (29), deve ser encaminhado à votação.

Você pode acessar a ordem do dia da Câmara clicando AQUI.

Comentários