Paulinho ..jpg

O 10° prefeito da história de Restinga Sêca

O 10° prefeito da história de Restinga Sêca, Paulo Ricardo Salerno (MDB), o Paulinho, recebeu a equipe de reportagem do Tribuna de Restinga em seu gabinete para conceder entrevista. Apesar de ser novo quando comparado ao estereótipo de político brasileiro, com 35 anos, Paulinho já possui 15 anos de vida pública, tornando-se mais um dos expoentes da nova política brasileira. De família tradicionalmente engajada, Paulinho é a quarta geração de políticos da Família Salerno:

“Sou de uma família que participou ativamente do movimento emancipacionista, tanto por parte de pai, tanto por parte de mãe. Minhas origens se misturam com às de Restinga Sêca, ainda quando ela era 4° Distrito de Cachoeira do Sul. Meu bisavô e meu avô, José Alexandre Salerno, fizeram parte da formação do município. Este último foi convidado pelo primeiro prefeito do município, Eugênio Gentil Müller, para assumir o cargo de tesoureiro na pioneira administração”, explica Paulinho. “Na sequência ele participou de outras administrações e ainda foi eleito vereador. Depois, meu pai, José Paulo Salerno, também tinha afinidade com a política e também foi eleito vereador pelo município. Naturalmente, eu acabei tomando gosto por isso e tive a oportunidade de também ser vereador por Restinga”, salienta o atual prefeito, eleito vereador em 2004 pelo MDB. À época, com 20 anos, foi o legislador mais novo da história restinguense - título que carrega até os dias de hoje.

Em sua carreira política, após o mandato, ainda consta o cargo de vice-prefeito de Tarcizo Bolzan durante o terceiro mandato deste, entre os anos de 2008 e 2012 (Tarcizo já havia sido prefeito em 1989 a 1992 e 2005 a 2008). Já em 2013 concorreu a prefeito e acabou perdendo o pleito para Mauro Schünke, que governou Restinga de 2013 a 2016. Perseverante, Paulinho concorreu e venceu o pleito seguinte, sendo eleito o prefeito mais novo da história de Restinga Sêca, com 33 anos. A chapa ainda tem como vice o professor Vilmar Foletto, emedebista que já ocupou o cargo máximo do Executivo restinguense em 1993.

“Tenho muito orgulho de estar à frente da administração municipal. Sempre gostei da vida pública, especialmente a política. É algo que tenho paixão por fazer e que pretendo dar continuidade, seja como prefeito ou aonde eu acredite que possa fazer a diferença”, ratifica o Líder do Poder Executivo Municipal que, em paralelo às suas atividades na política, também investiu em formações acadêmicas e é graduado em Agronomia pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e em Direito pela Faculdade Metodista de Santa Maria (FAMES).

“Foi no sentido de estar bem preparado para as funções que me propus a desempenhar que também me dediquei à vida acadêmica. O objetivo é sempre fazer o melhor possível, claro que nem sempre nos agradamos com o que encontramos, mas o importante é seguir trabalhando com muita ética, transparência e retidão nas atitudes públicas à frente da prefeitura”, justifica Salerno.

Em seu terceiro ano no cargo, Paulinho destaca as principais medidas de sua administração, responsável, segundo ele, pela maior renovação no Parque de Máquinas municipal de todos os tempos:

“Com isso, melhoramos também a condição de trabalho da Secretaria de Obras. Buscamos recursos na área da Saúde, diminuindo gastos e conseguindo uma nova van para a Secretaria desta pasta. Além de uma ambulância que recebemos neste mês e outra, de mesmo modelo, que deve chegar nos próximos dias”, destaca.

“Ao mesmo tempo, assumimos mais responsabilidades a nível regional: durante dois anos fui presidente do Consórcio Intermunicipal da Região Centro e neste ano fui escolhido para a presidência da Associação dos Municípios da Região Centro (AM-Centro)”, conta o prefeito, que reitera a importância dessas posições para Restinga Sêca e região, onde conseguiu a diminuição de 30% no valor dos medicamentos para os municípios integrantes (Restinga inclusa).

Ao longo desses dois anos e três meses do governo de Paulinho, destaque-se o incentivo ao turismo, pela reaproximação ao Recanto Maestro e pela intenção de projetos que visam a continuidade, com planos a longo prazo - independentemente de quem for o próximo prefeito.

“Conseguimos retomar a parceria com o Recanto Maestro, polo educacional e turístico de Restinga Sêca e que possui um enorme potencial que já poderá ser desfrutado dentro de pouco tempo. Estamos focados em aprender com exemplos de outras cidades e explorar ao máximo a vocação turística de nosso município”, acredita o prefeito. “Concomitante a isto, começamos a criar uma cultura de crescimento agregado e mobilizamos os diversos setores de nossa sociedade. Criaram-se grupos que se encontram semanalmente e nessas reuniões debatem-se políticas e medidas para potencializar a economia local. São atitudes que irão refletir nas futuras gerações restinguenses e num cenário melhor para elas se desenvolverem”, pontua Paulinho sobre o projeto “Novos Rumos”, plano de seu governo.

O prefeito concluiu a entrevista citando a reforma na Antiga Estação Férrea, berço de Restinga, e a revitalização em áreas públicas.

“Somos um governo feito pela comunidade e é importante a manutenção das áreas históricas e de lazer. Com certeza temos muita coisa a melhorar e nossa administração tem ciência disto. Espero que nessa data em que o município completa 60 anos, cada restinguense sinta orgulho de fazer parte desta história e motivado pelo próspero futuro de nossa cidade”, finalizou.

Comentários