A emancipação do 4° Distrito
Na década de cinquenta, Restinga Sêca era o Distrito mais próspero do município de Cachoeira do Sul e, consequentemente, seus habitantes começaram a cultivar a ideia de aplicar os recursos arrecadados para desenvolver a sua comunidade.
O ideal emancipacionista cresceu rapidamente e, em 23 de março de 1958, numa memorável reunião no Clube Secco, foi discutida a ideia e escolhida a comissão que deveria tratar do assunto junto aos poderes públicos.
Para Presidente da Comissão foi eleito o senhor Eugênio Gentil Müller, para vice foram escolhidos os senhores Heraclydes Menezes de Oliveira, Paulo Gonçalves Mostardeiro e Gaspar José de Freitas; para 1° secretário o senhor Luiz Mohr Neto; 2° secretário o senhor Renato Huseck; para tesoureiro o senhor Herbert Bischoff e para 2° tesoureiro o senhor Adalberto Schimidt.
A emancipação do Distrito foi resultado de um grande trabalho conjunto da população de Restinga Sêca, onde todos batalharam muito, sob o comando seguro daquele que mais tarde foi eleito o primeiro prefeito do novo município, Eugênio Gentil Müller.
Restinga Sêca, 4° Distrito de Cachoeira do Sul, após comprovar todas as exigências previstas em Lei, foi emancipada no dia 25 de março de 1959, através da Lei 3.730, assinada pelo então Governador Dr. Leonel de Moura Brizola, a qual foi publicada no Diário Oficial do Estado no dia 30 de março de 1959.
A primeira administração municipal foi instalada no dia 1 de março de 1960 e, em comparação às sucessoras, teve compromissos maiores e peculiares: era necessário estruturar todos os serviços, estabelecer regras e leis e, ao mesmo tempo, iniciar realmente a administração.
Para isto a primeira administração contou com a atuação dinâmica da Câmara de Vereadores que, durante toda sua vigência, teve o visionário Herédia Borges como presidente. Com dificuldades, mas com muita competência, a primeira administração conseguiu cumprir as tarefas necessárias para estruturar a nova Comuna: instalação da Prefeitura Municipal e da Câmara de Vereadores, aquisição de mobiliários e utensílios, organização do quadro de funcionários públicos e de serviços, a primeira Lei Orgânica, o parque rodoviário, serviços de ensino com aumento de escolas, plano diretor da cidade e etc.
Comentários