criseleite.jpg

Deputado Afonso Hamm trata da crise do leite em Brasília

A crise no setor leiteiro, agravada com suspensão da taxa de antidumping para o leite da União Europeia e da Nova Zelândia, foi debatida durante reunião da Frente Parlamentar Agropecuária (FPA), em Brasília, nesta terça-feira (12).

 

Com a presença da ministra da Agricultura, Tereza Cristina, o deputado Afonso Hamm reforçou o pedido dos produtores por medidas para proteger o leite brasileiro. De acordo com o parlamentar, entre as propostas estão o monitoramento diário das importações e o aumento da taxa de salvaguarda do leite.

 

“A medida gerou insegurança ao setor produtivo de leite. A taxa era aplicada desde 2001, como forma de proteger o mercado nacional da concorrência desleal dos produtos importados. No Rio Grande do Sul são 76.541 produtores que possuem no leite uma atividade econômica, os quais dependem da capacidade competitiva para não abandonar a produção”, afirmou.

 

Conforme o deputado, o principal obstáculo ainda está na importação do leite do MERCOSUL, de países como Argentina e Uruguai, que têm tarifa livre. “Essa questão precisa ser revista com profundidade, pois representa 50% do leite que chega no Brasil”, concluiu.

 

VÍDEO: Confira o pronunciamento em Plenário

 

Texto e foto: Assessoria/Afonso Hamm

Comentários