Subestação Candelária II deve ser finalizada em julho
Nesta quinta-feira (31), a Diretora Presidente da Nova Palma Energia, Mariza Bozzetto, concedeu entrevista por telefone à Rádio Líder FM. Durante sua fala no programa Panorama Geral, com apresentação de Ivo Curcino, Mariza comentou as recorrentes quedas no abastecimento de energia em Restinga Sêca e afirmou que elas devem continuar (somente nesta sexta (31) ocorreram quatro oscilações):
"À medida que o calor se suceda, as quedas (de energia) devem continuar ocorrendo. Dependemos da retomada do projeto de construção da Subestação Candelária II. Ela (Subestação Candelária 2) é primordial para o reforço no abastecimento de energia da nossa região, o que acabaria com as oscilações no abastecimento", esclarece a Diretora Presidente. "Ainda ontem estive acompanhada do ex-diretor de transmissão da CEEE, Luís Carlos Tadielo, em agendas com o Secretário de Infraestrutura e Meio Ambiente, Artur Lemos e com os dirigentes da CEEE. Foi informada a previsão do início da operação da nova subestação para julho de 2019", conta.
"A solução para a região do Vale do Jacuí Centro está na conclusão da obra da subestação 230KV Candelária II. Por entraves ambientais e financeiros essa obra está com seis anos de atraso. A linha de 69KV que traz a energia da subestação de Candelária II até Agudo e Faxinal do Soturno já está pronta, porém o reforço na área de concessão depende do término da obra.", explica Mariza.
A reportagem do Tribuna ainda conversou com o atual Consultor e Ex-Diretor de Transmissão da Companhia Estadual de Energia Elétrica (CEEE), Luís Carlos Tadielo, que afirmou que após período de incertezas no andamento da obra da Subestação, o ritmo da construção está dentro do cronograma previsto e deve ser entregue até o final do 1° semestre de 2019:
"Posso afirmar que já no próximo verão não enfrentaremos estas dificuldades de oscilações no abastecimento de energia para a Quarta Colônia", projeta o Consultor da CEEE.
Entenda o caso
Especificamente para a região Central do RS foi prevista, entre outras, a construção da Subestação Candelária 2 (pela TESB) que, em conjunto com a Linha 69 kV interligando Candelária II e a Subestação Agudo (ambas da AES Sul), iria suprir as necessidades de crescimento de carga, entre elas, da área de atuação da Nova Palma Energia. Estas obras foram contratadas e a previsão de entrada em operação era para ser em 27 de julho de 2013.
Em setembro de 2014, a Nova Palma Energia solicitou aumento de carga para atender ao crescimento vegetativo em sua área de concessão. No entanto, o aumento de carga foi negado pela AES Sul. A justificativa da negativa é que ainda não entraram em operação as obras e que o sistema atual está com a sua capacidade esgotada. Diante dessa situação, a Nova Palma Energia está impossibilitada de atender as solicitações de carga. A construção de uma nova subestação de transmissão ajuda a atender este pleito porque aumenta a capacidade de transformação da energia. Isso, aliado às linhas de transmissão, permite que mais energia do Sistema Interligado Nacional possa suprir essa região.
A Nova Palma Energia atende munícipios da Região Central e Quarta Colônia, entre eles: Restinga Sêca, Faxinal do Soturno, Nova Palma, São João do Polêsine, Silveira Martins, Dona Francisca, Ivorá, Santa Maria (distrito de Arroio do Só) e Júlio de Castilhos (3° Distrito de São João dos Mellos).
Números para contatar a Nova Palma Energia:
Atendimento Emergencial 24h: 0800 51 77 61
Atendimento: (55) 3263-3800
Comentários