placa.jpg

Restinga Sêca não possui estampador credenciado para placas do Mercosul

A única empresa especializada em emplacamento na cidade, a Gol de Placa, atualmente não é capacitada para efetuar o emplacamento do sistema do Mercosul. Segundo a empresa, os documentos necessários para o credenciamento no novo sistema teriam sido encaminhados em setembro de 2018 para o Denatran ((Departamento Nacional de Trânsito) e ainda não recebeu nenhuma resposta do órgão. O credenciamento é necessário para que a empresa possa efetuar o emplacamento dos veículos com placas do Mercosul (foto).

Ou seja, o condutor que solicitar o registro para seu veículo em Restinga Sêca terá que aguardar a peça ser fabricada em Santa Maria ou Candelária (cidades da região que possuem estampador credenciado):

"A solicitação de fabricação da placa é encaminhada para Santa Maria ou Candelária, que possuem estampador credenciado pelo Denatran e, normalmente, no mesmo dia, o emplacamento ocorre. Este procedimento é necessário pois o município ainda não possui estampador credenciado, o que acredito que deva ser temporário", conta Jair Régis Englert, coordenador do Centro de Registro de Veículos Automotores (CRVA) de Restinga Sêca. Ainda segundo o coordenador, os custos da solitação dependem da potência de cada veículo.

A nova placa é obrigatória apenas nos casos de primeiro emplacamento e, para quem tiver a placa antiga, no caso da troca de município ou propriedade. O Contran também decidiu que não há mais necessidade de as novas placas apresentarem os brasões do estado e do município de emplacamento.

As mudanças se aplicam a automóveis a serem registrados, em processo de transferência de cidade ou de propriedade, ou quando houver a necessidade de substituição das placas. Antes, qualquer alteração de localidade do veículo exigia na troca das chapas, o que gerava novos gastos para o proprietário.

Se a placa não couber no receptáculo a ela destinado no veículo, o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) poderá autorizar a redução de até 15% no tamanho, preservando as posições onde estão estampados o QR Code e distintivo BR.

A nova placa apresenta o padrão com quatro letras e três números, o inverso do modelo atualmente adotado no país com três letras e quatro números. Também muda a cor de fundo, que passará a ser totalmente branca. A mudança ocorrerá na cor da fonte para diferenciar o tipo de veículo: preta para veículos de passeio, vermelha para veículos comerciais, azul para carros oficiais, verde para veículos em teste, dourado para os automóveis diplomáticos e prateado para os veículos de colecionadores.

Comentários