Restinga Sêca promove debate sobre violência doméstica na 25ª Semana da Câmara de Vereadores
Na tarde de sexta-feira (28), a Câmara Municipal de Vereadores realizaou uma programação especial dentro da 25ª Semana da Câmara, com foco na conscientização e no combate à violência doméstica. O evento ocorreu no Salão da Comunidade Luterana e reuniu autoridades, comunidade e lideranças locais.
A abertura oficial foi feita pelo presidente da Câmara, vereador Mauro França da Costa, e pelo prefeito Norton Soares da Rosa, que destacaram a importância de trazer o tema à discussão pública e fomentar o conhecimento sobre os direitos das mulheres.
A programação seguiu com a palestra “Violência Doméstica e os Caminhos da Proteção”, ministrada pela advogada Laura Reibel, que há 19 anos atua na área do Direito de Família. Ela abordou os tipos de violência previstos na legislação, como física, psicológica, patrimonial, moral e sexual, além de orientar sobre os caminhos que as mulheres podem buscar para obter proteção e apoio.
Na sequência, houve um momento de diálogo com os presentes, promovendo um espaço de escuta e troca de experiências.
Durante o evento, os vereadores Mauro França da Costa e Jocelaine Brauner entregaram ao prefeito Norton Soares um projeto de lei que propõe a criação do Dia Municipal dos Direitos da Mulher e a instituição do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, reforçando o compromisso do Legislativo com a pauta de gênero no município.
A primeira-dama Shaiane Grigoletto Dotto ressaltou a importância de promover o diálogo sobre o tema: “É essencial que se fale sobre violência contra a mulher e que as vítimas saibam que não estão sozinhas, há caminhos e apoio”, destacou.
O prefeito Norton enfatizou que a discussão deve ser contínua e envolva toda a sociedade: “Precisamos aprender juntos, como comunidade, a reconhecer, combater e prevenir todos os tipos de violência”, afirmou.
O presidente da Câmara Mauro França da Costa, disse: “ Esse tema é muito importante e por isso pensamos em trazer essa pauta para uma discussão aberta para toda comunidade de Restinga Sêca, que é a defesa e os direitos da mulher”.
A iniciativa integra as ações da Semana da Câmara e reafirma o papel do Legislativo e Executivo na defesa da mulher e na promoção de políticas públicas voltadas à equidade e à proteção dos direitos humanos.
Comentários