Restinga Sêca realiza Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional com ampla participação da comunidade
Aconteceu na tarde de terça-feira, 18 de novembro, no plenário da Câmara de Vereadores a 2ª Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional, um espaço democrático de construção coletiva, articulado entre o poder público, a rede municipal e a sociedade civil. O objetivo do encontro foi debater e propor ações voltadas à garantia do direito humano à alimentação adequada e saudável no município.
Organizado pela Comissão Intersetorial de Segurança Alimentar e Nutricional e pelo Conselho Municipal, o evento reuniu diversos setores da comunidade, incluindo as secretarias municipais de Educação, Finanças, Agricultura, Pecuária e Meio Ambiente, agentes comunitários de saúde da cidade e do interior, representantes do Programa Primeira Infância Melhor (PIM), Emater, Conselho Tutelar, feirantes, membros da agroindústria, além do vereador Artêmio e da suplente de vereadora Márcia Cavalheiro.
Um dos destaques foi a palestra da professora Vanessa Ramos, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), que veio especialmente para contribuir com o debate. Com 12 anos de atuação no curso de Nutrição e referência em estudos sobre segurança alimentar no estado, ela destacou:
“Me sinto muito honrada de estar aqui hoje. Esse é um movimento muito importante, pois o município demonstra seu compromisso com a criação de uma lei e de uma política pública que pense na construção de sistemas alimentares sustentáveis. Que isso alcance toda a sociedade de Restinga Sêca, especialmente aquelas populações que enfrentam maiores iniquidades sociais e de saúde. Hoje, vamos debater como está a alimentação e a situação nutricional da população restinguense.”
O evento reforça o compromisso de Restinga Sêca com a promoção de políticas públicas integradas e voltadas para o bem-estar coletivo, em especial das famílias em situação de vulnerabilidade.
Comentários